Nos Bairros: Solicitadas mais 24 academias ao ar livre
Nos últimos três meses, 24 pedidos de novas academias ao ar livre foram enviados à prefeitura de Curitiba pelos vereadores da cidade. É o caso, por exemplo, da solicitação protocolada por Sabino Picolo (DEM) que indicava a Vila Tecnológica, na Rua Mandirituba, como um local para receber esse equipamento público (044.13602.2013). “Os idosos da região não precisariam ir a outros bairros para praticar atividades físicas”, defende Picolo.
Com o mesmo raciocínio, Jorge Bernardi (PDT) pediu a instalação de uma academia no Uberaba (044.13546.2013). “Dados do IBGE mostram um significativo aumento da população idosa em Curitiba. A instalação desses equipamentos fará com que eles possam praticar exercícios físicos”, argumenta o vereador. O equipamento público, diz Bernardi, poderia ser colocado na Praça Célio Pivova Júnior, na Rua Doutor Gonzaga de Campos. Geovane Fernandes (PTB) indicou uma praça no Boqueirão (044.14477.2013) e Bruno Pessuti (PSC) pediu a instalação de uma academia ao ar livre no Bosque 300 Anos, no Sítio Cercado (044.10142.2013). Para ele, “o bosque é um local apropriado, pois é um ambiente muito frequentado pelos moradores da região, cuja população idosa carece de opções de lazer”.
Rogério Campos (PSC) protocolou pedido para a Caximba (044.12073.2013), sugerindo que o equipamento fosse construído ao lado da Escola Municipal Professora Joana Raksa, na esquina das ruas Delegado Bruno de Almeida e Francisca Beraldo Paolini. Aldemir Manfron, contudo, pediu que a academia fosse construída dentro da Escola Estadual de Educação Especial Lucy Requião de Mello e Silva (044.14361.2013). “A instalação evitaria a necessidade de sair com os alunos da escola para a prática de atividades físicas”, esclareceu o parlamentar, após receber a sugestão dos funcionários do estabelecimento de ensino.
Pedro Paulo (PT) apontou que, no Campo Comprido, uma nova academia ao ar livre poderia ser instalada dentro do pátio da Fundação de Ação Social (FAS), na Rua Eduardo Sprada (044.11925.2013). O vereador considera que o local possui as “condições adequadas” para a medida. Já o objetivo do requerimento 044.11372.2013, protocolado por Ailton Araújo (PSC), é estimular o uso da Praça General Florimar Campelo, localizada entre as ruas Regina Schulman, Francisco Lourenço Johnscher e Diogo Mugiatti, no Boqueirão. “A presença dos equipamentos vai estimular a prática de exercícios entre os moradores da região. A praça é grande, mas ainda é pouco frequentada”, destacou o parlamentar.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba