Nos Bairros: Setran analisa pedido para semáforo no Cabral

por Assessoria Comunicação publicado 15/10/2013 10h10, última modificação 20/09/2021 10h40

A Secretaria Municipal de Trânsito de Curitiba – Setran – está analisando requerimento encaminhado pelo vereador Jairo Marcelino (PSD) em que foi solicitada a colocação de um semáforo completo (de módulo inteligente) para veículos e pedestres na confluência das ruas Coronel Amazonas Marcondes e Flávio Dallegrave, bairro Cabral.

“A implantação do semáforo representa um dispositivo de segurança pública para a região”, justificou o parlamentar no documento (044.08076.2012) que passou a tramitar pela secretaria a partir de março deste ano e que aguarda execução. O vereador Jairo Marcelino considera “que esta ação da Setran, seja uma grande conquista para a população do bairro e região que reivindica a benfeitoria há tempo, e por onde circulam diariamente pessoas a pé e motorizadas”.

Outro fator, na argumentação do parlamentar é a situação do cruzamento que envolve mais uma terceira via. A rua coronel Amazonas Marcondes inicia na avenida Anita Garibaldi e se estende até a avenida Paraná, tendo a rua Flávio Dallegrave como paralela até um trecho, depois da rua Santo Afonso Ligório e do trilho do trem, formando - a seguir - uma espécie de forquilha. Neste ponto, a grande demanda de veículos cria congestionamentos impedindo a travessia dos pedestres, especialmente para crianças e idosos. “A espera é do no mínimo 10 minutos”, acrescentou Jairo Marcelino.

Na Marcondes e imediações estão localizados os condomínios residenciais Village Cabral, Caiçara e Porto Cabral, além das escolas Planeta Azul, Brinquedo e Companhia e Caramuru, e ainda, diversos estabelecimentos comerciais e de prestação de serviço.
Jairo Marcelino acredita na viabilidade da implantação do semáforo inteligente. “Embora com custos elevados, a relação custo-benefício justifica o investimento em favor da prevenção de vidas”, afirmou, lembrando que as exigências atuais do trânsito referendam o investimento em tecnologia mais avançada.

Semáforo

A defesa do vereador Jairo Marcelino por um sistema de semáforo inteligente está justificada pela característica da confluência e na demanda diária de veículos. O equipamento deste tipo possibilita que durante horários de intensa movimentação o mecanismo trabalhe de forma a diminuir o tempo gasto pelos veículos, sendo modelado a partir dos dados que ele próprio coleta em campo. De acordo com o tráfego, a informação captada é que dá o tempo semafórico. No caso deste cruzamento onde temos mais de uma via com um volume maior de veículos, o equipamento pode identificar essa demanda oferecendo mais tempo de sinal verde para aquela via”.

O quarto secretário da Casa reconhece que o custo de um semáforo inteligente é bem maior que o convencional, entretanto, aposta na prevenção sobre a vida das pessoas e na redução no número dos acidentes. “A eficiência do sistema de semáforos inteligentes pode ajudar a reduzir o problema de congestionamento. Tem muito pedestre, muito veículo e muitas paradas, sendo eficiente para essas áreas onde há o tráfego de passagem em linha férrea”, finalizou.