Nos Bairros: Ruas do Xaxim precisam de sinalização

por Assessoria Comunicação publicado 19/04/2013 12h15, última modificação 15/09/2021 09h19

A Câmara de Curitiba encaminhou requerimentos nesta semana à Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) que solicitam medidas para reforçar a segurança no trânsito de ruas e avenidas em diferentes pontos da capital. Dois desses requerimentos são do quarto secretário do Legislativo, o vereador Jairo Marcelino (PSD). O primeiro (044.03568.2013) deles sugere a implantação da “yellow box” no bairro São Lourenço e outro, para semáforo no Xaxim.

A sinalização horizontal "yellow box" foi solicitada para a confluência das ruas Nilo Brandão e Santa Rita Durão, partindo da rua Mateus Leme, onde é enorme a dificuldade de acesso aos motoristas. A Santa Durão é um curto acesso entre as vias Mateus Leme e Anita Garibaldi. Já a Nilo Brandão possui diversos estabelecimentos importantes como o Centro de Criatividade de Curitiba, unidades educacionais e o Distrito Sanitário do Boa Vista.

Jairo Marcelino explica que “nas duas vias o fluxo de veículos, incluindo linhas de ônibus, é intenso, não só nos horários de pico, como em outros, porque as ruas são estruturais no acesso entre as principais avenidas dos bairros São Lourenço e Barreirinha”.

O parlamentar lembra ainda que “os quadrados pintados nos cruzamentos, delimitando área proibida, são eficazes para desafogar o trânsito e “respeitados por todos os curitibanos”. A definição da marcação da área está na Resolução 236/07 do Contran. “O que a lei busca é trazer ordem no trânsito. Se há um acidente, um congestionamento à frente, uma retenção temporária ou mesmo uma lentidão generalizada, todos são prejudicados em seu deslocamento se ocuparem a caixa amarela”, alerta.

Semáforo

No Xaxim, o requerimento (044.03569.2013) indica a implantação de semáforo na esquina das ruas Francisco Derosso com Desembargador Antonio de Paula. De acordo com o vereador, os usuários destas vias se deparam diariamente com longas filas formadas nos horário de maior movimento e devido ao grande número de veículos que se dirigem do bairro Boqueirão para o Sítio Cercado. “A área concentra conjuntos residenciais e comerciais, assim como lojas de grande porte, sendo importante a adoção de medidas em prol da segurança de todos”, confirma Jairo Marcelino.