Nos Bairros: Rotatória e mureta podem dar mais segurança à Cidade Industrial

por Assessoria Comunicação publicado 29/08/2013 11h35, última modificação 17/09/2021 09h20

O cotidiano de congestionamentos e o perigo constante de acidentes e atropelamentos na Cidade Industrial de Curitiba motivou ao primeiro secretário da Câmara Municipal, Ailton Araújo (PSC), reivindicar uma rotatória para a confluência do Contorno Sul com a Estrada Velha do Barigui. Com a rotatória, afirma o parlamentar, “cria-se a necessidade imperiosa de reduzir a velocidade. Além de contribuir nesta prevenção, as rotatórias têm baixo custo e dependem, basicamente, de sinalização horizontal e vertical”, avaliou. Araújo sugeriu estudos sobre o tráfego da região, no requerimento (044.10818.2013) que encaminhou ao Ippuc, ressaltando que “a rotatória também traz benefícios ambientais, pelo fato de diminuir o barulho e o consumo de gasolina. E, entre outras vantagens, maior segurança para o condutor, já que o equipamento reduziria o número de paradas nos cruzamentos durante o dia e na madrugada e a disseminação da educação no trânsito”, reafirmou.

No caso proibitivo de implantação da rotatória, o primeiro secretário sugeriu, também, a colocação de um canteiro, em formato de losango que auxilie na organização do trânsito. Lembrou ainda, que “depois do aumento da população no conjunto residencial Diadema, o fluxo de veículos no local vem crescendo proporcionalmente ao perigo de acidentes com os pedestres”.

Caiuá

Ainda na Cidade Industrial, região do bairro Caiuá, o primeiro secretário pediu (no requerimento 044.10807.2013) a colocação de uma mureta de proteção metálica frente a rodovia federal. A preocupação de Ailton Araújo é com a segurança dos moradores do conjunto habitacional Caiuá que fica na marginal Juscelino Kubitschek de Oliveira esquina da rua Raul Pompéia. Nos horários de pico, o fluxo de caminhões e automóveis em alta velocidade, tem provocado acidentes.

De acordo com o vereador a mureta de proteção metálica, também conhecida como ‘guard rail’, é um equipamento usado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) como proteção em locais perigosos das rodovias federais, servindo, neste caso, “para ampliar a segurança às famílias residentes no conjunto e ainda proteger os usuários da área de lazer que se situa bem próxima da marginal Juscelino Kubitschek de Oliveira”. Em mais um requerimento (044.11108.2013) o parlamentar pede sinalização na saída da rodovia para o acesso da marginal Juscelino Kubitschek de Oliveira também conhecida como Contorno Sul. Ailton Araújo alega que, “quase diariamente acontecem acidentes nesse acesso”. Anteriormente havia placa sinalizadora, contudo, até as pinturas das faixas no asfalto apagaram-se em função do desgaste pelo tempo. “O fluxo de veículos no local é muito intenso tanto na rodovia, quanto na marginal de acesso”, ratificou o primeiro secretário.