Nos Bairros: Requerimentos pedem lombadas e outras melhorias
Lombadas, placas de sinalização e travessias elevadas são algumas das intervenções solicitadas pelos vereadores à prefeitura de Curitiba. Para isso são protocolados requerimentos na Câmara Municipal que, após cadastrados no Sistema de Proposições Legislativas (SPL), seguem para o Executivo. É o caso da instalação de lombada na Rua Paulina Ande, no Novo Mundo, requerida pelo vereador Dirceu Moreira (PSL) (044.14458.2013).
Outro exemplo é um requerimento do vereador Cristiano Santos (PV), que pede a implantação de lombada física na Rua Hermógenes de Oliveira, entre as ruas João Karam e Valentim Bokowski, no Guabirotuba (044.14809.2013). Solicitação semelhante foi formulada pelo vereador Aldemir Manfron (PP), no sentido de beneficiar a Rua Daniel Cesário Pereira, nas proximidades da Escola Estadual Pinheiro do Paraná, no bairro Santa Felicidade (044.14804.2013). Para Manfron, “muitos veículos passam com velocidades perigosas pela região e a combinação de asfalto precário com subidas e descidas íngremes geram um potencial elevado de acidentes”.
Também a vereadora Carla Pimentel requereu instalação de lombada na Rua Divina Providência, em frente ao Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) do Santa Quitéria (044.12567.2013). “Os veículos trafegam pela rua Divina Providência em velocidade incompatível com o local, e este fato, além de pôr em risco a vida dos pedestres que tentam cruzar esta via, também dificulta a travessia de outros veículos”, esclareceu Carla.
Pier Petruzziello (PTB) apresentou requerimento para a implantação de travessia elevada na Rua Eduardo Pinto da Rocha, entre as ruas Antonio Zak e Coronel Joaquim Monteiro de Carvalho (044.14783.2013). Para o vereador, “a implantação de travessia elevada visa evitar a alta velocidade dos veículos e garantir a proteção dos pedestres e motoristas que trafegam pela via”.
A solicitação de um laudo técnico que determine a viabilidade da pavimentação na Rua São Francisco de Salles, entre a Avenida Francisco Derosso e a Rua Julio Zandona, no Boqueirão, foi feita por Felipe Braga Côrtes (PSDB) (044.14601.2013). Segundo o parlamentar, o referido trecho está em péssimo estado de conservação.
Já Geovane Fernandes (PTB) solicitou a colocação de placa indicativa na esquina das ruas Capitão Amin Mosse e Francisco Derosso, no Alto Boqueirão (044.14742.2013). “A ausência dessa placa tem gerado confusão entre aqueles que se utilizam dessas vias”, justificou Geovane.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba