Nos Bairros: Proposto "calçadão" na rua Pedro Ivo

por Assessoria Comunicação publicado 04/06/2013 09h20, última modificação 16/09/2021 10h17

Para melhorar a mobilidade dos pedestres no centro de Curitiba, Chicarelli (PSDC) protocolou na Câmara Municipal diversos requerimentos ao Executivo que visam beneficiar a população. Um deles diz respeito à transformação em calçadão da rua Pedro Ivo, no trecho entre as ruas João Negrão e Lourenço Pinto.

Segundo o texto, o movimento de pedestres que transitam na via local é maior do que o fluxo de veículos. “Há também a dificuldade gerada pelos carros que vêm da rua João Negrão e da rua Lourenço Pinto, que se encontram na esquina da rua Barão do Rio Branco causando lentidão no trânsito”, justifica a matéria.

“Entendemos que a transformação do referido trecho em calçadão não só estará organizando melhor o tráfego naquele local, como também atenderá uma reivindicação antiga dos comerciantes locais”, defende Chicarelli.

Praça Santos Andrade

O vereador solicita ainda a manutenção da calçada em frente à Universidade Federal do Paraná. O texto indica que as calçadas estão danificadas por conta dos frequentes eventos realizados no local, além das obras realizadas esporadicamente, por conta de manutenção de tubulação e cabeamento telefônico.

“A empreiteira que realizou a reforma da UFPR também deixou a calçada danificada. Próximos a esta instituição de ensino superior estão situados o Teatro Guaíra, restaurantes e hotéis que são referências positivas de pontos turísticos em Curitiba”, alerta o parlamentar.

Acessibilidade

Outro requerimento encaminhado à prefeitura pede estudos de viabilidade técnica para revitalização das calçadas da rua Saldanha Marinho, trecho entre Al. Dr. Muricy e rua Ébano Pereira. Conforme justificativa, as calçadas encontram-se em péssimas condições, o que tem causado acidentes entre os pedestres que circulam no local. Além disso, os cruzamentos não possuem rampas de acesso.

As proposições podem ser acompanhadas na página da Câmara Municipal na internet, por meio do Sistema de Proposições Legislativas (SPL).