Nos Bairros: Praticantes querem pista de skate no Abranches
Para atender reivindicações feitas por praticantes de skate, residentes na região do Abranches, o quarto secretário da Câmara Municipal Jairo Marcelino (PSD), encaminhou o requerimento 044.15859.2013 ao Departamento de Parques e Praças da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, solicitando a implantação de uma pista na praça Anibal Afonso.
O logradouro está localizado entre as ruas Santa Edwirges, Sargento Wilson Gomes Ramos e Egon Sampaio, bem próximo do Parque da Barreirinha. Jairo Marcelino explica ao diretor do DPP, Renato Nicolau dos Santos que “esta reivindicação é antiga”. Os praticantes da “onda dura” como o esporte também é conhecido “têm poucos locais aptos e seguros de treinamento”. Embora o potencial de participantes, a região não está relacionada na construção das cinco novas pistas anunciadas pela prefeitura, “contudo, precisamos considerar que desde os anos noventa o skate seguiu o seu rumo de esporte de massa e que Curitiba foi incluída em algumas das modalidades do Circuito Brasileiro de Skate, fazendo jus a investimentos nesta área”.
O vereador destaca também, que, “com maior número de pistas Curitiba pode melhorar na referência nacional e exceder aos 70 mil praticantes, - conforme dados da Federação de Skate do Paraná - atraindo realização de eventos e campeonatos como mega-rampa, torneio que reúne expoentes mundiais do skate”. Jairo Marcelino lembra que “nestes últimos anos o skate tem atraído adeptos de todas as idades”. O esporte foi divulgado a partir de 1976, em Nova Iguaçu (RJ) e oficializado nacionalmente em 1984.
Sinalização
Para atender a outra gama de esportistas, o quarto secretário pediu sinalização para a ciclovia que cruza a rua Brasilino Moura, no bairro São Lourenço. “Praticantes do ciclismo, usuários comuns e moradores desta via se deparam, diariamente, com a insegurança da travessia”. Um dos motivos é a localização da sede da OAB – PR, com grande fluxo de veículos e pedestres”. Em outra proposição (044.06333.2012), Jairo Marcelino solicitou implantação de semáforo nestas proximidades, reconhecendo que o mecanismo traga um pouco de segurança aos ciclistas e pedestres.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba