Nos Bairros: Pessuti solicita troca de lâmpadas no Xaxim
Baseado em reivindicações de moradores do Xaxim, Bruno Pessuti (PSC) apresentou três requerimentos à prefeitura de Curitiba que solicitam troca de lâmpadas e limpeza de áreas no bairro. Os documentos foram protocolados na Câmara Municipal, na segunda quinzena de abril, e estão tramitando na prefeitura.
A troca de lâmpadas queimadas foi solicitada na Praça Nelson Monteiro, que fica no cruzamento das ruas Primeiro de Maio e José Osires Baglioli. De acordo com o pedido, sob o número 044.04386.2014, a falta de iluminação favorece a ação de traficantes de drogas, impedindo a utilização do espaço, seja para lazer ou a realização de atividades físicas.
Pessuti pede atenção especial para a área que possui uma Academia ao Ar Livre pois, segundo ele, a maior parte dos frequentadores trabalha durante o dia e utiliza os equipamentos no final da tarde, quando começa a escurecer.
Outra demanda apresentada foi a limpeza das margens do rio localizado no trecho entre as ruas Dr. Antonio Gomes e Cel. Cypriano Gomes da Silveira. Conforme o vereador, a limpeza é necessária pois no local “estão sendo despejadas, reiteradamente, diversas caçambas de entulho, que formam um esconderijo para marginais”. O requerimento 044.04387.2014 também informa que os detritos dificultam o trânsito de pedestres, que precisam “utilizar um espaço particular para chegar até a outra rua”.
Também foi requerida a limpeza do jardim e das imediações da Unidade de Saúde São Pedro, na rua Bernardo Mann. No documento 044.04766.2014, Pessuti diz que a comunidade está reclamando do abandono, do mato alto, e pede uma solução urgente para o espaço.
Segurança no trânsito
Outros dois pedidos de Bruno Pessuti requerem ao Executivo a realização de estudos para implantação de “equipamentos de segurança adequados”, visando reduzir acidentes de trânsito nos bairros Alto da XV e Sítio Cercado.
A primeira solicitação, com o número 044.05210.2014, menciona um dos locais que seria recordista de acidentes em Curitiba: a interseção das ruas José de Alencar e Professor Brandão. O documento alega que no local há sinalização adequada e os semáforos possuem iluminação com alto brilho, mas os equipamentos não seriam suficientes para evitar os acidentes.
Pessuti questiona também a eficiência da retirada de uma árvore de grande porte no local, com a justificativa de que as raízes da planta estariam avançando sobre a rua e com os galhos prejudicando a visualização do semáforo. Segundo o parlamentar, apenas nos dois finais de semana seguintes a retirada da árvore já foram registrados quatro acidentes no cruzamento. Somente nos últimos 30 dias foram mais de seis acidentes”, relatou.
Para o Sítio Cercado, é requerido o mesmo tipo de estudo para a área que compreende a esquina das ruas São José dos Pinhais e Desembargador Carlos Pinheiro Guimarães. No pedido (044.05219.2014), Bruno Pessuti menciona a dificuldade dos pedestres cruzarem as vias e os acidentes que ocorrem no local.
Todos os requerimentos estão disponíveis na internet, dentro do Sistema de Proposições Legislativas (SPL). Basta, depois de ter acessado a página da Câmara de Curitiba, clicar sobre o banner verde “Atividade Legislativa”, na parte de baixo da tela, preencher a autenticação eletrônica, e digitar o código dos requerimentos na seção “Busca Rápida”.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba