Nos Bairros: Pedido reforço em sinalização do Ahú
Moradores do Ahú pedem intervenções simples para reduzir a velocidade dos veículos e aumentar a segurança nas vias do bairro. Um destes pedidos está sendo encaminhado pelo vereador Jairo Marcelino (PSD) que foca sobre a necessidade de reforço na sinalização do cruzamento das ruas Marechal Hermes com Albano Reis. O quarto secretário da Câmara de Curitiba também aproveita para sugerir a implantação de uma rotatória (044.03749.2014).
O parlamentar reconhece que “a implantação de um jardinete no cruzamento destas ruas não resolveu o problema. Quem vem pela rua Marechal Hermes - sentido centro - não respeita o direito de passagem trancando, muitas vezes, a circulação dos demais veículos”. Na visão dos moradores “a rotatória também traz benefícios ambientais, diminuindo o barulho e o consumo de gasolina, além de dar maior segurança para o condutor, já que o equipamento reduz o número de paradas. O jardinete neste cruzamento de nada adiantou, muito pelo contrário ficou mais perigoso”, explica.
Para Jairo Marcelino a opção da rotatória pode aliar a redução da velocidade com o baixo custo de implantação”. Opinião que se iguala a do arquiteto paranaense Luiz Masuru Hayakawa, que comandou o Instituto de Pesquisa e Planejamento de Curitiba (Ippuc) e atualmente faz o planejamento viário da cidade de Palmas. Hayakawa vê a rotatória como uma solução em potencial não apenas para o trânsito, mas também para resolver o problema da drenagem da cidade.
Outros técnicos do instituto concordam que as rotatórias podem organizar o tráfego e apresentar custos menores que os semáforos. Muitas cidades do interior do Estado começam a adotar o sistema, como é exemplo em Maringá e Umuarama.
A Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) já recebeu o requerimento de Jairo Marcelino e estuda um parecer sobre o assunto (5332887/2014).
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba