Nos Bairros: Insegurança motiva requerimentos de iluminação
Melhorias na iluminação pública em seis locais da capital foram solicitadas em requerimentos enviados pelos vereadores à Prefeitura. O principal motivo que justifica tais pedidos é o reforço na segurança dos transeuntes e dos moradores dos entornos destes espaços públicos. É o caso, por exemplo, do requerimento apresentado pelo vereador Tiago Gevert (PSC), que solicita a substituição das lâmpadas queimadas da Rua Doutor Bronislau Ostoja Roguski, no Jardim das Américas (044.15199.2013).
Requerimento do vereador Cristiano Santos (PV) pediu reparos no sistema de iluminação e substituição de lâmpadas queimadas na trincheira sob a BR-277, no acesso à Rua Sebastião Marcos Luiz, no Cajuru (044.15246.2013). Segundo o parlamentar, “a falta de segurança ocasionada pela ausência de iluminação pública soma-se a dificuldade que os condutores de veículos encontram para avistar as sinalizações de trânsito”. Felipe Braga Côrtes (PSDB) requereu implantação de super poste e melhoria na iluminação da Praça Acir Macedo Guimarães, no bairro Barreirinha. Segundo ele, a precariedade da iluminação atual serve de refúgio para desocupados (044.15382.2013).
Rogério Campos (PSC) foi o autor de dois requerimentos objetivando trocas de lâmpadas queimadas em espaços públicos. O primeiro refere-se ao poste localizado em frente ao número 2.561 na Avenida Getúlio Vargas, no Água Verde (044.15306.2013). Já o segundo diz respeito à lâmpada do poste localizado em frente ao número 4.125 da Rua Eduardo Carlos Pereira, no Portão (044.15307.2013).
Aldemir Manfron (PP) solicitou a revisão da iluminação pública sobre o calçamento compartilhado da Avenida Fredolin Wolf entre a Rua Padre José Martini e Rua Aboud Kalil, no bairro de Santa Felicidade (044.15429.2013). “Neste local estão desligadas as luminárias sobre a calçada compartilhada com a ciclovia, e isso tem trazido insegurança principalmente no período noturno”. No mesmo pedido, Manfron lembrou que ocorreram acidentes que danificaram dois postes de iluminação pública da referida calçada.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba