Nos bairros: Esgoto no Tatuquara incomoda moradores

por Assessoria Comunicação publicado 21/03/2013 11h40, última modificação 13/09/2021 08h50

Rogério Campos (PSC) esteve na sede da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) semana passada para pedir informações sobre a sub-estação de tratamento de esgoto do bairro Tatuquara. O vereador é autor de requerimento enviado à companhia pela Câmara de Curitiba, que pede soluções para os problemas de mau cheiro e liberação de gases nocivos na região.

Segundo o diretor de Investimentos da Sanepar, João Martinho, uma outra sub-estação, localizada na região sul de Curitiba, também apresentou o mesmo problema, que foi corrigido. Ele afirmou para o vereador que a companhia estuda a viabilidade de resolver a situação no Tatuquara de forma paliativa, até que a Sanepar consiga os recursos para a solução definitiva.

A sub-estação do Tatuquara fica na esquina da Rua Angelina Berton, com Paulina Kavinski Pontarola, na Vila Jardim Ludovica. O mau cheiro liberado no local é resultado da emissão de gás sulfídrico, ou sulfteto de hidrogênio, fruto da decomposição de material orgânico.

“A unidade de saúde local diz que é consideravelmente grande o número de casos de problemas respiratórios. Professores de uma escola próxima também dizem que, em alguns dias, é impossível dar aulas, devido ao mau cheiro. A situação é grave e necessita de providências urgente, pois coloca em risco a saúde de todos”, disse o vereador.

Uma visita à sub-estação foi agendada para esta quinta-feira (21). Rogério Campos será acompanhado por um técnico da Sanepar, que irá avaliar a gravidade da situação e explicar à população sobre as medidas que podem ser tomadas para minimizar o mau cheiro e a emissão dos gases.