Nos Bairros: Audiência no Pinheirinho gera pedidos à prefeitura

por Assessoria Comunicação publicado 09/04/2013 10h55, última modificação 15/09/2021 07h58

Engenheiros da Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) estiveram no Pinheirinho, após solicitação do vereador Pedro Paulo (PT), líder do prefeito na Câmara de Curitiba, para estudar mudanças no entorno do Colégio Estadual La Salle. A pedido da direção do colégio, o parlamentar solicitou à prefeitura instalação de travessa elevada, semáforo, alargamento da Rua Dilermando Pereira de Almeida e mudança no sentido de ruas próximas. Cerca de  mil estudantes frequentam a instituição de ensino, segundo o vereador.

Em reunião organizada por Pedro Paulo no Pinheirinho, com a presença de moradores da região, o diretor do Colégio La Salle, José Antônio Bhuer Machado, destacou a necessidade de que a rua de acesso à instituição seja transformada em via de mão única e sinalizada. "Hoje, está difícil até de  seguirmos as normas de trânsito naquele trecho. A rua é tão estreita que provocamos tumultos ao pararmos em frente à escola", comentou o educador.

O encontro, realizado na última quarta-feira (3), no salão da Paróquia Nossa Senhora do Sagrado Coração, teve a participação de membros da Administração Regional do Pinheirinho, do Padre Vieira, e de moradores da Vila São Carlos, Pirineus, Nossa Senhora das Graças e Siriema. As principais reivindicações foram uma unidade de saúde, espaços culturais (esporte e lazer), revitalização de ruas e segurança no trânsito.

Os moradores, relata Pedro Paulo, reclamam que esses pedidos estão sendo refeitos, pois não foram atendidos nos anos anteriores. "Mas precisamos acreditar, pois tudo indica que o prefeito Gustavo Fruet vai olhar diferente para nossa região", disse a moradora Dóris Machado dos Santos, durante a reunião. Ela observa que nas proximidades do centro da cidade é possível visitar diversos parques em poucos minutos (concentração dos equipamentos públicos), diferente dos bairros mais distantes.

Alceu José Grein pediu mais organização dos moradores, para aproveitar a abertura junto ao poder público. "Agora que estão dispostos a nos ouvir, penso que precisamos trazer ideias pontuais e não genéricas, para aproveitarmos esse momento", opina. Pedro Paulo marcou novo encontro no Pinheirinho para daqui a três meses, para checar o atendimento dos pedidos feitos pela comunidade.

“As últimas informações dão conta que existe uma dívida acima de R$ 500 milhões, o que dificultará ações macros da prefeitura, nesse começo de gestão. No entanto, o compromisso do prefeito Gustavo Fruet é de uma gestão participativa e transparente. Então acreditamos na superação dessa fase e que os resultados de encontros como esse, serão promissores e satisfatórios", assegurou Pedro Paulo.

O administrador regional, Edgar Otto Hauber Júnior, apresentou a equipe de gestores da Regional Pinheirinho e reforçou o convite para que todos participassem da audiência pública que será realizada no próximo dia 11 de abril, às 19h, na Rua da Cidadania, com a presença do prefeito Gustavo Fruet. "Nessa audiência será discutida a Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO), que acolhendo as sugestões dos moradores, orienta a elaboração do orçamento anual", reforçou o vereador.