Noemia Rocha abre debate com líderes religiosos

por Assessoria Comunicação publicado 30/01/2009 17h10, última modificação 22/06/2021 11h01

A vereadora Noemia Rocha (PMDB) se reuniu, na manhã desta quinta-feira (29), com líderes religiosos para discutir a condição da estrutura dos templos em Curitiba. O encontro aconteceu no gabinete da vereadora, na Câmara Municipal, e teve como principal objetivo criar um grupo de trabalho para debater a situação física de cada templo, além de alvará e documentação. Nessa reunião foi estabelecida a criação de um seminário para debater o tema.
Segundo Noemia, esse primeiro contato foi satisfatório, já que a realidade de alguns templos pôde ser ouvida. "Eu queria ouvi-los, saber as dificuldades que cada igreja tem e ver se havia interesse dos participantes em fazer um grupo para discutir e melhorar a estrutura dos templos na cidade", afirmou Noemia. Segundo ela, seu papel dentro desse grupo será de mediadora, ela representará as lideranças junto a Prefeitura, com relação às dificuldades e dúvidas apresentadas pelos grupos religiosos.
Na opinião da vereadora, hoje existe uma série de cobranças e infelizmente muitas igrejas não se atualizam, por esse motivo há uma grande falta de informações. Para Noemia, o primeiro passo a ser tomado é suprir essa deficiência.
Na ocasião, uma das decisões tomadas, foi a de organizar um seminário para o debate do funcionamento e a regularização dos locais onde são realizados serviços religiosos em nossa cidade. O encontro provavelmente acontecerá em maio e contará com líderes de várias religiões, além de palestrantes, técnicos e especialistas que poderão esclarecer dúvidas sobre leis municipais, constituição, meio ambiente, urbanismo e segurança dos prédios.
Outra decisão tomada pelo grupo, foi a de convidar representantes de outros segmentos religiosos para integrarem o trabalho e definirem juntos melhores condições de atuar na cidade.
No fim da reunião os líderes propuseram a construção de lugares públicos nas regionais de Curitiba, em condições de receber de 300 à 500 pessoas, para eventos culturais, sociais e religiosos, afim de reduzir a aglomeração de pessoas em pequenas e médias edificações.
De acordo com Hilquias Anunciação Pain, presidente da Convenção Batista Paranaense e do Diretório Estadual da Sociedade Bíblica do Brasil, esse projeto vai favorecer todos os grupos organizados, pois haverá uma conscientização das responsabilidades de cada segmento religioso. "Iremos fazer uma prevenção, para que fatalidades como desabamentos não aconteçam aqui, e ao mesmo tempo, teremos um maior conhecimento das leis e dos nossos direitos", ressaltou Hilquias.
Para Otoniel Oliveira Santos, representante da Igreja Assembléia de Deus, a proposta da vereadora vem sanar uma série de dificuldades presentes no cotidiano das igrejas. "Considero importante a criação dos grupos e do simpósio combinado, acho que tudo isso vem somar e melhorar a condição das igrejas de nossa cidade", finalizou Otoniel.