No plenário, destacadas proposições em homenagem a religiosos
A Câmara Municipal aprovou, em segunda votação, na sessão desta quarta-feira (28), projetos de lei para denominação de logradouro em homenagem a dom Ladislau Biernaski e para a cidadania honorária de Curitiba ao apóstolo Levi Domingos. As proposições (009.00052.2013 e 006.00005.2014) são de iniciativa, respectivamente, dos vereadores Mauro Ignacio (PSB) e Carla Pimentel (PSC).
Falecido em fevereiro de 2012 (leia mais), dom Ladislau foi o primeiro bispo diocesano de São José dos Pinhais, nomeado em 2006. Na presidência da sessão, Tito Zeglin (PDT) disse que o homenageado relutou em aceitar a cidadania honorária de Curitiba, entregue em 2005.
Ignacio destacou a trajetória do bispo e disse que a denominação pretende “perpetuar” a obra do religioso. “Ainda está viva na memória de todos a sua figura esguia, a voz forte mas compassada e o aperto de mãos sincero, olhando nos olhos de quem cumprimentava. Ele deixa um legado humano que entra para a história de Curitiba”, disse.
A Professora Josete (PT) ressaltou a luta de dom Ladislau pelos direitos humanos e junto aos movimentos sociais. Também participaram do debate os vereadores Geovane Fernandes (PTB), Chico do Uberaba (PMN), Colpani (PSB), Tico Kuzma (PROS) e Pedro Paulo (PT).
Apóstolo Levi Domingos
Carla Pimentel defendeu seu projeto de lei para homenagear o apóstolo Levi Domingos. “Ele tem se destacado na defesa da criança, pela pesquisa da cura emocional infantil”, disse. A parlamentar também relatou a atuação do homenageado à frente da Marcha para Jesus, entre 1994 e 2000, e junto ao conselho de pastores e na presidência do Ministério Apostólico-Profético Vida e Edificação.
Confira os detalhes das votações dos projetos em homenagem a dom Ladislau e ao apóstolo Levi Domingos.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba