No Dia da Mulher, vereadoras de Curitiba destacam luta contra desigualdade

por José Lázaro Jr. — publicado 08/03/2021 16h48, última modificação 08/03/2021 16h48
No pior momento da pandemia até então, CMC adia sessão solene do Dia da Mulher para o final de março. Vereadoras destacam importância das lutas sociais.
No Dia da Mulher, vereadoras de Curitiba destacam luta contra desigualdade

Iluminado de cor de rosa, o Palácio Rio Branco se tornou uma homenagem ao Dia Internacional das Mulheres. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

“[O Dia Internacional da Mulher] é uma data que simboliza nossa luta por igualdade”, afirmou Carol Dartora (PT), nesta segunda, 8 de março, na Câmara Municipal de Curitiba (CMC), “já que ainda hoje as mulheres têm salários menores, apesar de possuírem mais tempo de estudo, e têm mais resistência a ocupar cargos de liderança. É a gente que sofre com o feminicídio. A nossa luta continua”. Durante a sessão, muitos parlamentares frisaram a importância da data e parabenizaram as mulheres pelas vitórias já conquistadas.

“Que cada mulher se sinta abraçada nesse dia especial”, desejou Noemia Rocha (MDB), após falar da batalha de sua filha, que é profissional de saúde e enfrenta a pandemia do novo coronavírus. Já Flávia Francischini (PSL) homenageou sua mãe, Márcia Resende, o “porto seguro” dela, em nome de quem “[quero] parabenizar todas mulheres, que, incansavelmente, desempenham seus papeis de esposas, mães, filhas, profissionais… Enfim, de mulheres. De verdadeiras mulheres”.

Concordando com Carol Dartora, Professora Josete (PT) realçou que as mulheres negras são mais atingidas pelas desigualdades, “pois são elas que estão desempregadas e têm seus filhos mortos na periferia todos os dias”. “É muito importante que nesse 8 de março a gente possa refletir sobre isso, pois nossos direitos nunca foram dados, sempre foram conquistados. Foi a luta que garantiu nossos direitos”, afirmou a parlamentar.

Neste segundo ano de pandemia, e com a subida do nível de alerta em Curitiba, a CMC realizará no final de março a sessão solene alusiva ao Dia Internacional da Mulher. Na semana passada, o Legislativo empossou a nova coordenadoria das Procuradoria da Mulher, que terá Maria Leticia (PV) à frente da unidade até 2020, com a missão de receber e encaminhar denúncias, além de fiscalizar as políticas públicas setoriais (confira aqui).

Homenagens
O vereador Tico Kuzma (Pros), presidente da CMC, agradeceu nominalmente à bancada feminina da Câmara Municipal de Curitiba e às mulheres em postos de direção na administração do Legislativo. Neste ano, a Mesa Diretora indicou a primeira mulher para o cargo de diretora-geral da CMC, a servidora efetiva Jussana Marques, que agora ocupa o posto mais alto da instituição (leia mais). Na noite de domingo para segunda, a Câmara iluminou-se de rosa, em homenagem ao Dia Internacional das Mulheres.

Nesta 18ª legislatura, além de a CMC manter o recorde de oito vereadoras eleitas – além de Josete, Noemia Rocha, Maria Leticia, Flavia Francischini e Carol Dartora, já citadas, as vereadoras Indiara Barbosa (Novo), Amália Tortato (Novo) e Sargento Tânia Guerreiro (PSL) completam a bancada feminina da capital do Paraná – pela primeira vez uma mulher foi a mais votada na cidade, com Indiara Barbosa tendo conquistado 12.147 votos, e de forma inédita, Carol Dartora tornou-se a primeira mulher negra eleita para a CMC.