No aniversário da cidade, curitibanos são presenteados

por Assessoria Comunicação publicado 29/03/2011 19h50, última modificação 06/08/2021 10h58
Foi com sensação de missão cumprida que vereadores, o prefeito e outras autoridades deram continuidade às festividades de aniversário da cidade, na tarde desta terça-feira (29), data em que Curitiba completa 318 anos. “Quem sai ganhando com a comemoração, sem dúvida, são os curitibanos, que, além de ganharem mais um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI), contarão, daqui a 15 dias, com 97 ônibus novos e modernos circulando pela cidade”, afirmou o presidente da Câmara de Curitiba, vereador João Cláudio Derosso (PSDB), durante inauguração do CMEI Francisco Cunha Pereira Filho, que vai atender 150 crianças de 0 a 5 anos.
O evento aconteceu logo após o almoço, depois da entrega do Restaurante Popular do Pinheirinho e inauguração do Centro Municipal de Educação Infantil Fani Lerner, no Tatuquara. Além de parlamentares, o prefeito Luciano Ducci e a presidente da Fundação de Ação Social (FAS), Marry Ducci, estiveram presentes na inauguração Ana Amélia Cunha Pereira Filizola e Guilherme Cunha Pereira, filhos do empresário e vice-presidentes do GRPCom.
De acordo com Luciano Ducci, os CMEIs vão funcionar em período integral, das 7h às 18h. As novas unidades têm berçário, salas de atendimento, lactário, espaços administrativos e do Mama Nenê, programa de estímulo à amamentação, cozinha, banheiros, parquinho, solário, refeitório e pátio coberto. “Na primeira gestão, com Beto Richa, implantamos 9 mil vagas na educação infantil e agora, na segunda, não é diferente. Continuamos avançando.”
Dez CMEIs estão sendo construídos e outros 11 estão sendo reformados. No total serão criadas 2.480 novas vagas na educação infantil. Além das obras em andamento, outros 13 CMEIs estão em processo de licitação para construção e dois, para ampliação. Ao todo serão mais 2.710 vagas. O orçamento de 2011 prevê a construção de 18 CMEIs.
Reconhecimento
O nome de Francisco Cunha Pereira Filho, fundador da Rede Paranaense de Comunicação (RPC), agora GRPCom, não poderia ser melhor na opinião dos vereadores que aprovaram a lei na Câmara, por unanimidade. Derosso e o vereador licenciado Mario Celso Cunha, secretário especial para Assuntos da Copa, ressaltaram que a homenagem é a concretização de um sonho do jornalista, falecido em 2009. A afirmação foi reiterada pela filha dele, a também jornalista Ana Amélia Filizola. “Isso aqui é a realização do sonho do meu pai”, disse, emocionada. Na opinião de Mario Celso, “a homenagem, ao emprestar seu nome, quem faz é Francisco Cunha Pereira, que tanto fez para o desenvolvimento de Curitiba por meio da comunicação.”
Contribuição
O prefeito Luciano Ducci recebeu uma carta-compromisso com as propostas aprovadas na 6ª Miniconferência sobre Biodiversidade. Os alunos da rede municipal de ensino, além de entregarem o documento, que será traduzido para 13 idiomas e encaminhado para a Organização das Nações Unidas (ONU), apresentaram uma peça de teatro reforçando a necessidade de intensificar a educação ambiental e preservar o meio ambiente.
A inauguração do CMEI também contou com a presença dos vereadores João do Suco (PSDB), líder do governo, Serginho do Posto (PSDB), Tito Zeglin (PDT), Emerson Prado (PSDB), Tico Kuzma (PSB), Julieta Reis (DEM), Felipe Braga Côrtes (PSDB), Algaci Tulio (PMDB) e Beto Moraes (PSDB).
Avanço sustentável
Na sequencia, vereadores e autoridades seguiram para o estacionamento do Parque Barigui, onde Luciano Ducci entregou 97 ônibus novos à cidade. O prefeito garantiu que os ônibus estarão circulando pelas ruas de Curitiba em 15 dias. Entre os 97 novos veículos apresentados, nove são biarticulados azuis, o ligeirão; um  biarticulado vermelho, dez expressos articulados, 37 ligeirinhos, três convencionais micro especial, quatro convencionais, três convencionais articulados, 12 alimentadores, um interbairros e 17 metropolitanos. “Além dos ônibus, a prefeitura também investe nas reformas de terminais”, afirmou o prefeito.
Conforto, modernidade e principalmente a utilização do biocombustível foram destacadas por Derosso durante o encontro. Marcos Isfer, presidente da Urbs, também participou da entrega. O Ligeirão, segundo ele, fará viagens mais rápidas, pois irá parar menos durante o trajeto e atenderá maior número de passageiros. Os vereadores João do Suco, Serginho do Posto, Emerson Prado, Felipe Braga Côrtes, Beto Moraes, Celso Torquato (PSDB) e Jair Cézar (PSDB), além de Juliano Borghetti (PP), Pastor Valdenir Soares (PRB), Tico Kuzma, Julieta Reis e Tito Zeglin (PDT) prestigiaram a entrega da nova frota de ônibus no Barigui.