No 1º semestre de 2024, acessos únicos ao Tour Virtual 360° somam 16,3 mil

por Pedritta Marihá Garcia | Revisão: Ricardo Marques — publicado 08/07/2024 08h00, última modificação 08/07/2024 14h25
Passeio on-line pelo Palácio Rio Branco e pelos anexos da Câmara de Curitiba foi lançado em novembro de 2022.
No 1º semestre de 2024, acessos únicos ao Tour Virtual 360° somam 16,3 mil

Quem entra no Tour pode passear pelos corredores da Câmara sem sair de casa e, para isso, só precisa de um computador, tablet ou smartphone conectado à internet. (Foto: Carlos Costa/CMC)

O Tour Virtual 360º da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) já recebeu, em 2024,16.352 usuários únicos. Lançado em 2022, o passeio on-line percorre o Palácio Rio Branco e outras dependências do Legislativo, como gabinetes parlamentares e galerias. A ferramenta é interativa e foi criada pela Diretoria de Comunicação Social (DCS) com o objetivo de aproximar o Legislativo da população: qualquer pessoa, em qualquer canto do mundo, pode entrar nas dependências do Legislativo e a distância é apenas a de um clique.

>> 
Confira tudo o que aconteceu na Câmara de Curitiba no 1º semestre de 2024

Quem entra no Tour pode passear pelos corredores da Câmara sem sair de casa e, para isso, só precisa de um computador, tablet ou smartphone conectado à internet. Ele possibilita aos cidadãos conhecer a história do Poder Legislativo de Curitiba. Também serve como instrumento de educação política e cidadania para as instituições de ensino, públicas e privadas. Isso porque, nesse passeio, é possível conhecer detalhes de três dos cinco prédios do Legislativo curitibano: o Palácio Rio Branco, onde fica o plenário; o Anexo 1, onde estão gabinetes parlamentares e o da Presidência; e o Anexo 2, onde também há gabinetes, o auditório e a Galeria das Vereadoras.

No Palácio, por exemplo, o visitante conhece detalhes do plenário, onde ocorrem as sessões plenárias e as sessões solenes, da Sala dos Vereadores e da Galeria de Presidentes – que fica na Sala Ernesto Guaita e também está disponível no site do Legislativo. Pode ver ainda, com detalhes, a Tribuna Bento Munhoz da Rocha – de onde se tem a vista de quem discursa ali – e um painel pessoal de um parlamentar, no qual é feito o registro dos votos e as inscrições para debates. No andar de cima, é possível conhecer as galerias, com móveis históricos e até um documento digitalizado do primeiro ato legislativo de Curitiba como capital da Província do Paraná, datado de 1853.

No Anexo 1, o Tour Virtual 360 possibilita a visita ao espaço da Diretoria das Comissões, onde está a Sala das Comissões, local das reuniões dos colegiados permanentes e temporários da CMC. No Gabinete da Presidência, o visitante pode conhecer com mais detalhes os quadros emoldurados nesse local. Já no Anexo 2, um passeio pelos corredores pode levar a um gabinete parlamentar, ao auditório onde são realizadas as audiências pública da CMC e à Galeria das Vereadoras.

No passeio, ainda é possível percorrer pontos de destaque da Praça Eufrásio Correia, espaço público que hoje se confunde com as instalações parlamentares. Lá, o Tour Virtual é ainda mais nostálgico, ao conhecer detalhes sobre monumentos e até de árvores centenárias. Outro destaque da ferramenta é a visão geral e aérea da praça e da CMC, com todas as suas instalações. As imagens foram feitas com uso de drone. Tanto na visita à praça centenária quanto em outros espaços especiais, como as galerias e o Anexo 3, por exemplo, há links dentro do Tour que podem direcionar o internauta para páginas específicas no site do Legislativo.

Tour foi lançado em 2022 em uma escola municipal

Antes de ser lançado em plenário, em novembro de 2022, a Diretoria de Comunicação fez uma pré-estreia do Tour Virtual na Escola Municipal CEI Belmiro César, que fica no Fanny. Cerca de 25 alunos do 5º ano do Ensino Fundamental foram orientados sobre como funciona o Legislativo e qual a função dos vereadores. Na sequência, foram apresentados à ferramenta e aprenderam a navegar pelos espaços da Câmara. O serviço foi prestado pela empresa C.P. Macedo Serviços Fotográficos, e o custo total foi de R$5,8 mil. A produção das imagens em 360º e a montagem do site foram feitas pela contratada, sob a coordenação da DCS do Legislativo, que produziu textos, áudios, organizou fotos de acervos históricos e links para ilustrar o passeio on-line

Restrições eleitorais