No 1° semestre, Educação debateu expansão das vagas em CMEIs

por Assessoria Comunicação publicado 02/07/2014 09h40, última modificação 24/09/2021 10h30

A Comissão de Educação, Cultura e Turismo da Câmara de Curitiba reuniu-se oito vezes até o início do recesso parlamentar. No primeiro semestre, a comissão presidida por Mauro Ignacio (PSB) emitiu 75 pareceres em matérias relacionadas à educação em geral, desenvolvimento do turismo, cultura, patrimônio histórico, geográfico, arqueológico, artístico e científico, diversões e espetáculos públicos, datas comemorativas, homenagens cívicas e denominações de logradouros públicos.

O colegiado também manteve diálogo constante com a secretária municipal de Educação, Roberlayne Roballo, para solicitar mais cooperação entre os órgãos do Executivo na manutenção das escolas públicas e pela ampliação do número de vagas no centros municipais de educação infantil. No mês de maio, por exemplo, Roberlayne Roballo esteve na Câmara participando de uma Tribuna Livre, a convite da Comissão de Educação, quando foi sabatinada pelos vereadores.

“Estamos fazendo um grande investimento para atender esta demanda por vagas em creches, que é complexa, e está relacionada até mesmo com questões de saúde pública. A previsão é de que sejam edificados cerca de 35 CMEIs, sendo que oito estão sendo construídos e dois sendo licitados. No segundo semestre esperamos confirmar junto ao governo federal a liberação de recursos para construirmos mais 18 CMEIs, lembrando que o custo médio de construção de um equipamento como este é de R$ 2 milhões”, detalhou a secretária municipal da Educação, na ocasião.

A respeito dos critérios para a liberação de vagas nas creches, Roberlayne informou que serão realizadas mudanças no sistema atual, para garantir maior transparência no processo. “Hoje são os CMEIs que fazem esta liberação, com prioridade para as famílias em vulnerabilidade e após visita domiciliar das educadoras. Vamos mudar este processo, para que o núcleo regional seja o responsável, para que haja um olhar por microrregião e não apenas para um equipamento específico”, explicou.

Além de Mauro Ignacio, compõem a Comissão de Educação os vereadores Geovane Fernandes (PTB), Pedro Paulo (PT), Professor Galdino (PSDB) e Tiago Gevert (PSC).