Ney pede rigor na concessão de alvará
O vereador Ney Leprevost (PP) fez um projeto de lei condicionando a concessão de alvará da Secretaria Municipal de Urbanismo para o funcionamento das empresas de segurança e vigilância ao cadastramento destas na Polícia Federal.
A lei já estabelece que a autorização para que estas empresas funcionem seja pleiteada na Polícia Federal. Portanto, nada mais correto do que a Secretaria de Urbanismo só emitir alvará para aquelas que tiverem a autorização, afirma o parlamentar.
Segundo Leprevost, a maioria absoluta dos seguranças que trabalham em Curitiba estão na informalidade. Eles são prejudicados por que não têm como reivindicar os benefícios legais e a sociedade é ameaçada pelo despreparo de muitas pessoas que exercem essa atividade sem ter recebido nenhum tipo de treinamento, diz o vereador.
O parlamentar também alerta para o risco que representa o porte de arma dos vigilantes que não forem treinados. É muito freqüente constatarmos que as empresas que estão irregulares junto à Polícia Federal são as mesmas que têm funcionários não treinados para a função de vigilante ou segurança. Isso é um perigo.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba