Notas de plenário

por Assessoria Comunicação publicado 18/06/2012 18h35, última modificação 02/09/2021 10h17

Pauta
Na pauta da ordem do dia da sessão desta segunda-feira (18), o registro de dois projetos de lei para recebimento de emendas. O da LDO 2013, em terceira sessão, e a mensagem de abertura de crédito adicional especial, no valor de R$ 949.570,00, para atender despesas de implantação do Parque dos Peladeiros e do sistema de sinalização semafórica da cidade, em primeira sessão.

Indicação

A bancada do PP  indicou o  vereador Juliano Borghetti para compor a Comissão de Economia, Finanças e Fiscalização da Casa.

Painéis
O vereador Jair Cézar (PSDB), autor do requerimento que pede a instalação de painéis eletrônicos no plenário da Casa, passou às mãos do presidente João Luiz Cordeiro (PSDB), em plenário, as informações oficiais e técnicas recebidas por ele, em resposta ao seu pedido de estudos de viabilidade.

Comunicado
Paulo Salamuni (PV) comunicou ausência nas próximas duas sessões plenárias da semana. Nesta terça-feira (19), estará representando a família em homenagem da Universidade Federal do Paraná (UFPR) para o ex-reitor Riad Salamuni, seu pai. Na quarta-feira (20), prestigia a posse de professores na Faculdade de Direito da mesma universidade.

Direitos
Incentivador do trabalho e autor da proposta de criação da Comissão Especial de Direitos Humanos da Casa, o vereador Pedro Paulo (PT) fez registro sobre sua disposição em ocupar os cargos de presidente ou relator do grupo.

Representação
Valdemir Soares (PRB) representou a Casa na abertura da 4ª Semana Antidrogas de Curitiba, promovida pela prefeitura, na manhã desta segunda-feira (18). O evento reuniu representantes dos governos municipal e estadual e a secretária municipal de Educação, Liliane Sabbag.

Denúncias  I
A vereadora Professora Josete (PT) fez registro sobre a intenção de solicitar a presença do prefeito Luciano Ducci para esclarecer denúncias veiculadas na imprensa nacional.

Denúncias II

O segundo vice-presidente, Tico Kuzma (PSB), opinou não ser necessário, por considerar “a matéria como um falso escândalo político, de início da campanha eleitoral”. Kuzma lembrou que o prefeito já estava prestando as explicações necessárias ao Ministério Público e que é tido como um dos melhores governantes de capitais do país, segundo o DataFolha.

Denúncias III
Outros vereadores da base aliada também se manifestaram. Emerson Prado, líder do PSDB, lamentou “a suspeita levantada indevidamente”. Valdemir Soares (PRB) recordou “sobre a herança da família Dalprá, do interior do Estado, acrescida ao patrimônio do casal Ducci”. O líder do PSD, Roberto Hinça, mostrou indignação pela matéria, assim como Denilson Pires (DEM) e Juliano Borghetti (PP).

Denúncias IV
Os vereadores Paulo Salamuni (PV), Noemia Rocha (PMDB) e Pedro Paulo (PT) acham que é “salutar para o processo democrático a transparência da prestação de contas do prefeito”.