Notas de plenário

por Assessoria Comunicação publicado 14/02/2012 19h00, última modificação 16/08/2021 10h23
Segurança I
O fato de, nos últimos dez anos, Curitiba saltar da vigésima posição para a sexta entre as capitais brasileiras com maiores taxas de homicídio foi comentado pelo primeiro vice-presidente em exercício da Casa, vereador Tico Kuzma (PSB). O parlamentar colocou o tema em debate durante a sessão plenária desta terça-feira (14) e defendeu uma ação ampla e articulada, em parceria com os poderes estadual e federal, no combate à violência. (Foto 1)

Segurança II
Parte da explicação para o avanço da violência na capital paranaense, conforme a reflexão de Tico Kuzma, pode estar no crescimento rápido e desordenado dos municípios ao seu redor. O vereador apresentou alguns dados registrados em uma matéria recente da revista Veja, que reiteram a tese. De acordo com a publicação, a população das cidades que compõem a região metropolitana de Curitiba cresceu 22% na última década, enquanto a do município de Curitiba aumentou 11%. Esse crescimento não teria sido acompanhado de políticas públicas de saúde, educação e segurança entre o ano de 2003 a 2010.

Edificações
Projeto similar ao do vereador Tico Kuzma (PSD), que determina a realização periódica de inspeções em edificações urbanas, está em tramitação no Senado. De acordo com ele, em fala durante sessão plenária na Câmara de Curitiba, “o objetivo é o mesmo: determinar maior rigor na fiscalização das construções existentes para evitar acidentes, garantindo a segurança da população”.

Adiadas
Foram adiadas duas votações da ordem do dia. A de segundo turno de projeto de lei de autoria do vereador Valdemir Soares (PRB), sobre a entrega da letra do hino municipal nos eventos oficiais da cidade, que passará por nova redação. E, a de primeiro turno do projeto de lei do vereador Professor Galdino (PSDB)  que pretende estender a segunda e terça-feira de Carnaval como feriados municipais.

Greve I
Depois de debate, durante a sessão desta terça-feira,  os vereadores deliberaram que a Comissão de Serviço Público da Casa, agora presidida pelo vereador Jair Cézar (PSDB),  fará uma visita à Urbs, às 8h desta quarta-feira (15),  para verificar questões ligadas à greve de motoristas e cobradores.

Greve II
Os vereadores Paulo Salamuni (PV) e Algaci Tulio  (PMDB) comunicaram em plenário mais uma assembleia  de motoristas e cobradores, na noite desta terça-feira, na Praça Rui Barbosa.

Tarifaço
Os vereadores Pedro Paulo (PT), Algaci Tulio (PMDB) e Paulo Salamuni (PV) comentaram em plenário sobre a liminar  do Tribunal de Justiça impedindo o Detran de aplicar os novos valores de tarifas de serviço.

Justificada
Foi justificada pelo vereador Denilson Pires (DEM) a saída da vereadora Julieta Reis (DEM), que  foi representar a Casa em evento promovido pela Fundação de Ação Social (FAS).

Visita
O ex-jogador e treinador profissional de futebol Levir Culpi esteve em visita à sessão plenária desta tarde, sendo cumprimentado pelos vereadores Jairo Marcelino (PSD) e Aldemir Manfron (PP). (Fotos 2 e 3)