Notas de plenário

por Assessoria Comunicação publicado 27/02/2012 19h50, última modificação 16/08/2021 10h34
Pesar I
A vereadora Noemia Rocha (PMDB) lamentou a morte do bispo Edward Robinson de Barros Cavalcanti, da Igreja Anglicana, e sua esposa, Miriam Nunes Machado Cotias Cavalcanti. De acordo com a parlamentar, o casal, muito conhecido no Brasil pela comunidade evangélica, foi assassinado a facadas pelo filho adotivo, Eduardo Olímpio Cotias Cavalcanti, que era usuário de drogas. O crime aconteceu na noite de domingo (26), na cidade de Olinda, Pernambuco.

Pesar II
O falecimento de Ivone Marchioro, esposa do pastor Carlos Marchioro, presidente das Assembleias de Deus do ministério de Rio Branco do Sul também foi lamentado por Noemia Rocha (PMDB). “A irmã Ivone faleceu neste nomingo (26) vítima de um câncer. Ela foi referência em projetos sociais”, lembrou.

Informe I
O vereador Jair Cézar (PSDB) informou em plenário que esteve em Brasília, na última semana. Na oportunidade, entregou à deputada federal Rosane Ferreira (PV-PR), ofício com pedido de verba federal para a construção de um hospital público veterinário em Curitiba. (Foto 1)

Informe II
Ainda na capital Federal, Jair Cézar foi em busca de recursos junto ao Ministério das Cidades, para obras de contenção das margens do Rio Atuba. Em reunião com o senador Sérgio Souza (PMDB-PR), falou da necessidade da realização da obra na região, para evitar o assoreamento do leito do rio.

Informe III
O vereador informou também que foi recebido na capital federal pelo presidente da Legião da Boa Vontade (LBV), Paulo Medeiros. Atendendo convite da instituição, conheceu todo complexo arquitetônico da LBV, que tem como principal destaque o Templo da Paz, considerado o monumento mais visitado da cidade (segundo dados da Secretaria de Turismo do DF). “Foi muito bom poder vivenciar as experiências bem sucedidas das campanhas realizadas pela entidade, de mobilização social e de conscientização que promove em todo o Brasil”.

Justificativa
O terceiro-secretário da Casa, vereador Jairo Marcelino (PSD), justificou sua ausência das sessões plenárias desta terça e quarta-feira (28 e 29). O parlamentar estará em Brasília, para audiências com a ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann.

Funerárias I
Os vereadores Pedro Paulo e Jonny Stica, do PT, se manifestaram contrários  a qualquer alteração na lei de regulamenta o serviço funerário em Curitiba. Paulo Frote (PSDB), que participou da elaboração da lei em vigor, também é contrário. Para estes parlamentares, “os dados de ontem e hoje comprovam melhoria e equiparação no atendimento de um comércio que não possuía regras”.

Funerárias II
Stica ressaltou que  houve melhoria até na destinação do líquido dos corpos, que  “recebem novo tratamento, anteriormente pago pelas famílias”. O que definiu como  tanatopraxia é uma completa desinfecção e conservação do cadáver. O propósito prioritário da tanatopraxia é a desinfecção, destruindo uma vasta gama de microorganismos produtores de muitas doenças. “O cadáver, que constitui um perigo potencial para a higiene e saúde pública, tem atualmente este tipo de tratamento sem custos adicionais para as famílias”, explicou.

Funerárias III
O presidente da Comissão de Serviço Público, Jair Cézar (PSDB), sugeriu a realização de um seminário para discutir os efeitos dos dez anos da atual legislação, que regulamentou o serviço funerário. A proposta foi acatada pela Mesa Executiva.  

Missão técnica
O primeiro-secretário, Celso Torquato (PSDB), registrou a presença em plenário, na sessão desta segunda-feira (27),  de prefeitos, vereadores, deputados e secretários municipais  de diversos  países, integrantes da Missão Técnica Internacional de Capacitação em Planejamento Urbano, Transporte Coletivo, Reciclagem e Manejo de Resíduos e Projetos Inclusivos de Educação e Saúde, que participam de evento em Curitiba.