Notas de plenário

por Assessoria Comunicação publicado 31/10/2011 21h05, última modificação 12/08/2021 10h11

Educação I
Em comunicado à Casa, durante sessão plenária desta segunda-feira (31), o líder do prefeito, vereador João do Suco (PSDB), informou que no último sábado (29), no Alto Boqueirão, a prefeitura lançou a 91ª Unidade de Ensino do Programa Comunidade Escola. Segundo ele, o projeto mantém aberta, nos finais de semana, escolas municipais que oferecem atividades gratuitas de lazer e cultura para as comunidades.

Educação II
João do Suco destacou que, de 2005 a 2012, o programa ofereceu 127 mil atividades e realizou cerca de 8 milhões de atendimentos. “São 802 voluntários trabalhando todos os finais de semana e 288 instituições parceiras”, disse, acrescentando que “o Comunidade Escola contribui diretamente para a diminuição de episódios de violência nos bairros onde é desenvolvido e para o aumento do interesse dos participantes pelo estudo”

Pesar I
Jair Cézar (PSDB) informou o falecimento de seu sogro e ex-administrador do Hospital da Família, Osvaldo Luis Siqueira. Jair Cezar o classificou como um trabalhador exemplar, sempre zelando pela honestidade. O velório ocorreu nesta manhã e o corpo foi sepultado por volta das 12h.

Pesar II
Julieta Reis (DEM) fez o registro sobre o falecimento do jornalista Dárcio Armando Barichello. O jornalista trabalhou em várias emissoras de televisão de Curitiba e, atualmente, estava na CWB TV. O corpo será cremado no Crematório Perpétuo Socorro, às 20h, em Campo Largo.

Fanáticos
O vereador Juliano Borghetti (PP) comunicou em plenário que participou da festa de 34 anos da torcida organizada Os Fanáticos, ocorrida na ultima sexta-feira (28), no Curitiba Master Hall. O parlamentar parabenizou os organizadores do evento, destacando que foram mais de seis horas de festa e que não houve nenhum relato de confusão entre os torcedores.

Preservação I

Julieta Reis (DEM) lembrou, em plenário, que Luciano Ducci assinou, nesta segunda-feira (31), o decreto que classifica a Igreja Senhor Bom Jesus do Portão como Unidade de Interesse Especial de Preservação. De acordo com o registro da parlamentar, a classificação permite que o município negocie cotas de potencial construtivo, captando recursos e transferindo para a Mitra da Arquidiocese de Curitiba para realizações das obras de restauro necessárias à sua preservação. “A assinatura aconteceu nesta segunda-feira, às 16h, no gabinete do prefeito com a presença do arcebispo de Curitiba, Dom Moacir Vitti, e do pároco da Igreja do Portão, padre Hilton Carlos Soares”, informou.

CPIs
Os vereadores Serginho do Posto e Emerson Prado, ambos do PSDB, que apresentaram pedidos para a instalação de CPIs para investigar os serviços prestados por empresas concessionárias de rodovias e linhas de trem que cortam a cidade, respectivamente, aprovados pela Casa, pediram para que os líderes das bancadas indiquem os vereadores para que se formalize o grupo que irá estudar os casos.

Urbanismo
A Operação Urbana Consorciada Linha Verde será apresentada na Câmara de Curitiba pela secretária de Urbanismo de Curitiba, Sueli Hass, aos vereadores, durante a sessão plenária desta terça-feira (1º). O comunicado foi realizado pelo líder do prefeito, João do Suco (PSDB), ao explicar que a operação prevê o lançamento de títulos na Bolsa de Valores para investimento no desenvolvimento ordenado do eixo viário que vai desde o Contorno Sul até o Atuba.