Notas de plenário

por Assessoria Comunicação publicado 24/10/2011 20h15, última modificação 12/08/2021 09h57
Expediente I
No expediente da sessão plenária desta segunda-feira (24), foram incluídos diversos documentos. Da bancada do PT, indicando a participação da vereadora Professora Josete na Comissão Especial que vai analisar o projeto de emenda à Lei Orgânica; requerimento do vereador Felipe Braga Côrtes para constituição da CPI da Telefonia fixa e celular; do vereador Jair Cézar (PSDB), para instituição de campanha permanente de conscientização sobre doação de órgãos.

Expediente II
Foi apresentado pelo vereador Juliano Borghetti (PP) projeto de lei para implantação de materiais antiderrapantes em escadas e rampas de prédios públicos. Também foi lido projeto do segundo vice-presidente, Tico Kuzma (PSB), de proibição de exposição ao público de produtos fumígeros na cidade.

Ônibus
Foi feito anúncio ao plenário pelo líder do prefeito na Casa, João do Suco (PSDB), sobre a entrega de mais 161 novos ônibus. Esta é a terceira entrega à população, que agora dispõe, segundo o parlamentar, de 434 novos veículos. Ao fazer o comunicado, o parlamentar ressaltou o nível de acessibilidade no sistema de transporte de Curitiba, que subiu para 90%. Destacou, ainda, a redução na emissão de poluentes em 18.273 toneladas. (Foto)

Livro
O lançamento do livro “O planejamento tributário como ferramenta de gestão”, de Marcelo Vitorino, foi comentado pelo vereador Tito Zeglin (PDT). O evento ocorre às 18h desta quinta-feira (27), na Livraria Jurídica. Vitorino já foi funcionário da Câmara Municipal.

Ecovia
O vereador Serginho do Posto (PSDB) informou que ficou acertada visita, no próximo dia 26, ao trecho urbano da Ecovia, para averiguação de obras não realizadas. A decisão foi resultado de audiência, na última semana, entre o DER (Departamento de Estradas de Rodagem), Secretaria Municipal de Obras e Ippuc (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba).

Ciclofaixa
O vereador Professor Galdino (PSDB) destacou a implantação da ciclofaixa em Curitiba, por meio de ações da prefeitura e Ippuc, neste último final de semana. O parlamentar qualificou “como pŕimeiro passo para uma experiência não poluente e de conscientização à população”. (Foto)

Pesar I
Em aparte, o líder do prefeito na Casa, vereador João do Suco (PSDB), lamentou o falecimento do engenheiro civil Newton Edmundo Grillo Requião, de 86 anos, ocorrido no último domingo (23). De acordo com o parlamentar, ele era filho de Heitor Requião e Alayde Grillo Requião e o sepultamento foi nesta segunda-feira (24), às 16h, no Cemitério Municipal São Francisco de Paula.

Pesar II
Foi informada pelo vereador Tito Zeglin (PDT) a morte de um dos jovens que invadiu as piscinas do clube Três Marias Clube de Campo, no final desta semana. Zeglin, que lamentou o ocorrido, disse que “os jovens foram atendidos imediatamente, porém um deles não resistiu”.

Presenças I
O debate e votação da mensagem do prefeito que altera a lei que criou o Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas de Curitiba (Comped) foi acompanhado pelo secretário municipal Antidrogas, Hamilton José Klein, e pelo vice-presidente do Comped, José Augusto Soaviski, na Câmara de Curitiba.


Presenças II

Também acompanharam a sessão plenária desta segunda-feira o presidente da Federação Amor Exigente, Mauro Alberto Martins Oliveira; o presidente da Associação Comunitária Vila Real, Erni Benjamim Stein, e, atendendo convite do vereador Tito Zeglin (PDT), o ex-prefeito de Embu das Artes (SP), Nivaldo Orlandi.


Presença III
A vereadora Renata Bueno (PPS) registrou a presença da professora Elaine Esmanhotto, diretora do colégio Julio Moreira. Segundo a professora, além de conhecer o Legislativo, a ideia é agendar uma visita dos alunos à Casa.

Ações
A vereadora Professora Josete (PT) ocupou a tribuna,  na sessão desta segunda-feira, para pedir ações efetivas nas questões da formatação da Setran (Secretaria Municipal de Trânsito), consorciamento da Linha Verde, política pública a ser implantada pelo Conselho Municipal sobre Drogas e formulação das emendas ao Orçamento 2012. Consideradas de extrema importância pela parlamentar, “estas questões precisam da nossa atenção e cuidado, especialmente quando se trata de trabalhadores, como é o caso da criação da nova secretaria, que, por sua vez, encerra as atividades da Diretran”.