Notas de plenário

por Assessoria Comunicação publicado 01/11/2011 17h00, última modificação 12/08/2021 15h19
Novo projeto
Um novo projeto de lei apresentado pelo vereador Algaci Tulio (PMDB) começou a tramitar na Casa. A leitura do protocolo em plenário dá conta que o parlamentar  propõe a não aplicação de multa por infração de trânsito entre a zero hora  e 5h da manhã, para veículos que ultrapassarem o sinal vermelho a 20 quilômetros horários. Um precedente judicial,  do desembargador Elton Leme, do  Rio de Janeiro, inspirou o vereador curitibano, a “preservar o cidadão em sua segurança pública, neste período”.

Ceasa I
O vereador Dirceu Moreira (PSL) comunicou, em plenário, que os ambulantes da Central de Abastecimento do Paraná, a Ceasa, voltaram hoje às suas atividades, após um mês sem poder exercê-las. Os trabalhadores, que antes atuavam de forma irregular, passaram por uma rigorosa avaliação e agora possuem cadastro. “Hoje, eles começaram a trabalhar de forma legal e devidamente uniformizados”, anunciou. Em setembro, um grupo de ambulantes esteve na Câmara pedindo ajuda dos vereadores para retornar às atividades comerciais.

Ceasa II

De acordo com Dirceu Moreira, a Ceasa, localizada no bairro Pinheirinho, região Sul da cidade, passou por uma reformulação no sistema de gestão e nos processos de abastecimento para modernizar sua estrutura. O parlamentar aproveitou para agradecer a direção da Ceasa pela “sensibilidade e prontidão com que atendeu os ambulantes”.

Louvor
O aniversário de 494 anos da reforma luterana, realizada na Alemanha, por Martinho Lutero, recebeu destaque da vereadora Noemia Rocha (PMDB), nesta terça-feira (1), na Câmara de Curitiba. A parlamentar registrou em plenário que entregou votos de louvor às igrejas Evangélica Luterana e Evangélica da Confissão Luterana, durante evento religioso na sede da Igreja Luterana, na segunda-feira (31).

Presença
A presença do ex-vereador e atual deputado estadual Roberto Aciolli (PV) foi anunciada pelo primeiro vice-presidente da Casa, vereador Sabino Picolo (DEM), que conduziu a sessão plenária desta terça-feira (1).

Inovador
O novo e inovador sistema construtivo, Obrafix, fabricado em Palmeira e forte candidato para substituir o cimento, foi destacado durante sessão plenária na Câmara. Ao parabenizar Erikson Leif pela invenção, o vereador Tito Zeglin (PDT) explicou que o produto acelera a construção em até quatro vezes em relação ao processo tradicional, com baixo desperdício, além de ser três vezes mais forte que o cimento. “Veio a revolucionar a construção civil, proporcionando agilidade, economia e qualidade”, avaliou.