Notas de plenário

por Assessoria Comunicação publicado 06/06/2011 20h00, última modificação 10/08/2021 09h12
Emendas I
Foram inseridas na pauta desta segunda-feira (6) mensagens  do Executivo sobre abertura de linha de crédito. Os documentos podem receber emendas por três sessões consecutivas.

Emendas II
Os valor previsto nas mensagens é de  pouco mais de R$ 12 milhões, destinados à aquisição de material para ações do sistema de sinalização semafórica, obras de implantação de passarela,  de infraestrutura,  de construção de complexo poliesportivo e  de construção de armazéns da família.

Professor
Pessoas que se destacaram em 2009, contribuindo para a educação e cultura, vão receber o título de professor honorário. O projeto foi aprovado em primeiro turno, na sessão desta segunda-feira (6).

Pesar
Por sugestão do líder do PDT na Casa, vereador Tito Zeglin, foi feito um minuto de silêncio para homenagear a ex-presidente da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), Maria Christina de Andrade Vieira. A  empresária, que faleceu na última quinta-feira (2), também presidiu a Associação Comercial do Paraná, foi idealizadora do Natal do Palácio Avenida, além de incentivar a  revitalização comercial da Rua XV de Novembro, com o projeto Centro Vivo, desenvolvido pela ACP.

Propostas
Foram lidos no expediente da sessão as propostas do vereador Denilson Pires (DEM),  que propõe a instalação de câmeras de segurança  em áreas externas de estabelecimentos privados; do presidente da Casa, João Cláudio Derosso (PSDB), para instituir a Semana Interdisciplinar de Estudos sobre a Importância do Idoso e sua Relação com os Jovens na rede municipal de ensino; e do primeiro-secretário, Celso Torquato (PSDB), de declaração de utilidade pública para a Associação dos Amigos das Crianças com Doenças Hematológicas e Oncológicas Ciranda da Esperança.

Advogados
O trabalho do Instituto dos Advogados do Paraná  foi parabenizado pelo vereador Paulo Salamuni (PV).

Anais I
Artigos  dos jornais Gazeta do Povo e Indústria e Comércio, sobre assuntos do cotidiano, nas áreas de educação, cultura e entretenimento, foram incluídos nos anais da Câmara de Curitiba, por requerimento do vereador Algaci Tulio (PMDB), aprovado em plenário. O artigo  "Uma foto do Brasil", da jornalista Dora Kramer, retrata a angústia da professora Amanda Gurgel, do Rio Grande do Norte, sobre a precariedade da educação nas escolas do país.  

Anais II
Outro artigo publicado na Gazeta, citado pelo vereador, é de Luiz Cláudio Oliveira, que defendeu a promoção da cultura que  o empresário Robert Amorim desenvolvia em seu estabelecimento, o Beto Batata. A casa foi  fechada após blitz da Ação Integrada de Fiscalização Urbana. Contudo, Oliveira descreve o interesse do proprietário em incentivar ações culturais e a colaboração que deu à prefeitura nas várias edições da Oficina de Música, Virada Cultural e Festival de Curitiba. Adélia Maria Lopes, no jornal Indústria e Comércio, também lamenta o fechamento da tradicional casa curitibana, comentando o fato  e a manifestação feita em defesa do local,  que "contrata quase 50 músicos por mês".