Notas de plenário

por Assessoria Comunicação publicado 29/06/2011 19h35, última modificação 10/08/2021 09h54
Registro
Do vereador Jair Cézar (PSDB) sobre reunião na Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (COMEC), na manhã desta quarta-feira (29), sobre a criação da Via Radial. Será uma nova ligação entre a avenida Jacob Macanhan, localizada no município de Pinhais até a BR-476, com trajeto pela avenida da Integração, no Bairro Alto, em Curitiba. A concretização da futura obra, conforme Cézar, prevê inclusão de  abertura de vias, adequação do sistema viário, pavimentação e execução de obras de arte.

Requerimento
Aprovado, durante a sessão desta quarta-feira (29), requerimento do primeiro secretário da Casa, vereador Celso Torquato (PSDB), que congratula o pároco Marcos Dabkowski, da congregação de irmãos marianos, pela excelência do trabalho filantrópico e social que vem desenvolvendo na Paróquia São Jorge, no bairro Portão.  

Leitura  I
Feita leitura de parecer técnico da Comissão de Legislação, Justiça e Redação da Casa sobre iniciativa que revoga apresentação de indicações a prêmios.

Leitura II
Na tribuna, o líder de oposição, vereador Algaci Tulio (PMDB), leu parecer técnico do Tribunal de Contas do Paraná (TC) sobre finalização dos trabalhos da comissão daquela instituição, sobre análise do caso Consilux.

Abelhas I
O vereador Zé Maria (PPS) defendeu na tribuna, a revogação do parecer conclusivo da Comissão de Legislação, Justiça e Redação que arquivou proposta de sua autoria. O parlamentar quer fazer valer pedido de guardas municipais para formação de um grupo especializado no combate aos ataques de abelhas. Este tipo de serviço requer aparelhamento próprio, que, segundo o vereador, estaria em torno de R$ 80 mil e a instituição oficial do grupo faria um serviço anteriormente executado pelo Corpo de Bombeiros. Zé Maria declarou que um ataque de abelhas pode ser fatal. Citou a morte, em Curitiba, em 2010, de 82 pessoas. (Foto 1)

Abelhas II
Relator deste processo, o vereador Algaci Tulio (PMDB) justificou a decisão votada em consenso pela Comissão de Legislação,  também, em fala na tribuna. Pelo critério de legalidade e constitucionalidade, a matéria que envolve gastos públicos e ingerência na atribuição do Executivo deve ser arquivada. Contudo, Tulio deixou bem claro que "se o vereador conseguir uma outra via legal para implantação da medida,  será analisada e aprovada pela comissão". (Foto 2)

Reconhecimento
Com entrega de certificado à Irmã Rozana Perico, o líder do PDT, vereador Tito Zeglin, promoveu o reconhecimento público à integrante da congregação Irmãs do Sagrado Coração pelo trabalho a grupos de jovens. A irmã Perico é coordenadora  geral junto a grupos de retiros. (Foto 3)

Agradecimento
O vereador Professor Galdino (PSDB) foi um dos parlamentares que aproveitaram para agradecer o assessoramento da Casa, no encerramento do primeiro semestre desta legislatura. Na tribuna, manifestou-se dirigindo-se a todos os setores e servidores que integram o Legislativo.