Notas de plenário
Ligeirão
O vereador João do Suco (PSDB), líder do prefeito na Câmara de Curitiba, destacou a participação de Luciano Ducci em encontro sobre sustentabilidade que ocorre em São Paulo entre esta terça-feira (31) e a sexta-feira (3). O chefe do Executivo leva ao debate da primeira edição nacional da Rede C40-Large Cities Climate Leadership Group a experiência bem sucedida do uso de biocombustível na frota do transporte coletivo, nos ônibus Ligeirão.
FCC
João do Suco (PSDB) ainda informou em plenário sobre a mudança de comando na Fundação Cultural de Curitiba. A publicitária Roberta Storelli será a nova presidente da FCC. Ela substituirá Maria Christina de Andrade Vieira, que pediu afastamento por motivos de ordem pessoal.
Pioneira
O nome de Ingeborg Camargo recebeu destaque durante a sessão plenária. O vereador Caíque Ferrante (PRP) sintetizou a trajetória da alemã desde a chegada ao Brasil, quanto tinha sete anos, até os dias de hoje, justificando a indicação ao título de cidadã honorária de Curitiba. De acordo com o parlamentar, a homenageada lutou contra o preconceito no trabalho, tendo sido a primeira mulher a operar no mercado de capitais, atuando ainda como vice-presidente da Bolsa de Valores do Paraná. “Ganhou o prêmio Destaque Empresarial Mulher, por ser a primeira e única mulher a integrar a Comissão Nacional da Bolsa de Valores”. Atualmente, Ingeborg exerce a função de diretora-presidente da Omar Camargo Investimentos.
Foi lida, durante expediente, a apresentação do projeto de lei do vereador Caíque Ferrante (PRP), que pretende instituir em Curitiba o fornecimento de sinal de internet por meio de rede Wi-Fi. A ideia é proporcionar à população acesso à informação, cultura, lazer, educação e cidadania.
Leitura II
Também foi feita a leitura de apresentação do projeto do vereador Dirceu Moreira (PSL) sobre a proibição de venda de rifas por crianças inscritas em concurso de “sinhazinha ou sinhozinho” desacompanhadas de responsável maior de idade.
Súmula I
Questão sobre a súmula da proposição a ser votada, abriu debate entre os vereadores durante a discussão de projeto de lei do vereador Julião Sobota (PSC) sobre informação de horários do transporte coletivo aos usuários.
Súmula II
Os vereadores Jair Cézar (PSDB), Algaci Tulio (PMDB) e Paulo Salamuni (PV), com larga experiência legislativa, falaram da necessidade de se alterar o Regimento Interno da Casa, estabelecendo leitura da súmula de substitutivo geral, quando apresentado ao projeto a ser votado. Isto porque, de acordo com os parlamentares, modifica-se o conteúdo do texto proposto, podendo dar origem a divergências jurídicas.
Súmula III
Considerando que o plenário das casas legislativas vota a essência das proposições, caberia às comissões técnicas antecipar a alteração das súmulas enviadas à pauta. O assunto deverá ser debatido após as alterações em estudo na Lei Orgânica Municipal, adiantou o vereador Paulo Frote (PSDB), presidente da Comissão Especial que avalia a reforma da LOM.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba