Notas de plenário

por Assessoria Comunicação publicado 22/03/2011 18h45, última modificação 06/08/2021 09h46
Água
A Câmara Municipal de Curitiba realizou sessão especial, nesta terça-feira (22), para debater assuntos referentes ao Dia Mundial da Água. O convite para Milena Seabra, gestora do projeto Águas do Amanhã, do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCom), e José Roberto Borghetti, secretário municipal para Assuntos Metropolitanos, virem à Casa foi do presidente Câmara, João Cláudio Derosso (PSDB), do presidente da Comissão Especial da Água, Francisco Garcez (PSDB), e do relator, Caíque Ferrante (PRP). A presença do ex-vereador Angelo Batista na sessão especial foi anunciada por Paulo Salamuni (PV).

Poluidor pagador I
José Roberto Borghetti afirmou ser contrário a medidas radicais que pesam no bolso do cidadão. Porém, alertou que em muitas cidades “as coisas não funcionam efetivamente e a saída é adotar ações radicais”, referindo-se à implantação de políticas públicas que obriguem quem poluiu a pagar pelo dano causado ou que pode ser causado, o “poluidor pagador”.

Poluidor Pagador II
O vereador Paulo Salamuni, do Partido Verde, enfatizou que a somatória de medidas como a adotada nesta tarde pela Casa, de debater assuntos referentes à poluição das águas, chamam a atenção da população para a conscientização e análise do problema. Em apartes, os vereadores disseram apostar na educação ecológica e responsabilidade da população.

Ordem do dia
Em razão da sessão especial para debater assuntos referentes ao Dia Mundial da Água, a votação de projetos que entrariam na pauta nesta terça-feira (22) foi transferida para esta quarta (23). De acordo com os vereadores, a medida foi tomada em função da importância de aprofundar a discussão sobre problemas relacionados ao meio ambiente.

Pesar
Os vereadores Algaci Tulio (PMDB) e Caíque Ferante (PRP) registraram condolências pelo falecimento de Iolanda Tosin, mãe do ex-vereador e presidente da Câmara Municipal de Curitiba, Moacir Tosin.