Notas de plenário

por Assessoria Comunicação publicado 23/02/2011 13h20, última modificação 06/08/2021 07h45
Líder
O vereador Emerson Prado, novo líder da bancada tucana, reafirmou, em fala na tribuna, “a disposição de unificar o discurso partidário” em sua gestão. Substituindo o líder anterior, João do Suco, que agora está na liderança do prefeito na Casa, Prado considera-se “honrado com a deferência de comandar e buscar o consenso da maior bancada em plenário.”

Adiado
Foi adiada por dez sessões a votação do projeto de lei que estabelece a obrigatoriedade às concessionárias de automóveis do plantio de árvores para mitigação do efeito estufa. O autor, Tico Kuzma (PSB), acatou algumas sugestões de aprimoramento da iniciativa e deve elaborar nova redação da proposta.

Direitos Humanos I
Para falar sobre direitos humanos e reciclagem de lixo, está em Curitiba e visitou a Câmara Municipal o vereador boliviano Hugo Enrique Landivar Zambrana. No Legislativo, foi recebido, na tarde desta terça-feira (22), primeiramente no gabinete da vereadora Renata Bueno (PPS), que conheceu quando a parlamentar esteve em evento na cidade de Santa Cruz de La Sierra.

Direitos Humanos II
Depois, no plenário, foi recepcionado pelo primeiro vice-presidente, Sabino Picolo (DEM), e saudou os demais parlamentares, em fala na tribuna. Zambrana está na cidade para participar de evento internacional sobre reciclagem de lixo, que teve início nesta quarta-feira (23), na Câmara de Curitiba.

Louvor I
Nomeado em dezembro do ano passado para o cargo de bispo auxiliar da Arquidiocese de São Luís, no Maranhão, pelo Papa Bento XVI, o padre José Carlos Chacorowski receberá votos de louvor da Câmara de Curitiba, por iniciativa do vereador Tito Zeglin, líder do PDT. A ordenação episcopal do religioso ocorreu no último sábado (19), na Paróquia Orleans, e a posse em São Luís está prevista para o dia 12 de março.

Louvor II
A transferência do agora bispo, nascido em Curitiba, para local tão distante “entristeceu aqueles que o conheceram em seu trabalho evangelizador e filantrópico nas comunidades. Porém, encheu de satisfação os que torcem pelo sucesso do trabalho doutrinário da congregação vicentina”, destacou Zeglin.

Louvor III
Além de atuar na região metropolitana, Dom José trabalhou nas comunidades dos bairros Barreirinha e Abranches, em Curitiba, Guaraqueçaba, Araucária e Belém, no Pará. Tito Zeglin também destacou a ordenação presbiterial do religioso pelo então Papa João Paulo II, no Rio de Janeiro, em 1980. O vicentino ainda esteve em missão especial na República Democrática do Congo, no continente africano.

Destaque
A professora Almedina Baby Krasinski terá seu nome perpetuado em lougradouro público da cidade, por iniciativa do vereador e líder das bancadas do PMDB e de oposição, Algaci Tulio. A história da educadora, que chegou a ser mestre de alguns dos que hoje são vereadores, foi ressaltada pelo parlamentar na tribuna.