Notas de plenário

por Assessoria Comunicação publicado 18/10/2010 18h45, última modificação 01/07/2021 08h13
Cumprimento I
O vereador Jairo Marcelino (PDT) destacou nesta segunda-feira (18), em plenário, a ida do presidente da Casa, João Cláudio Derosso (PSDB), para o comando do município. Derosso fica no cargo de prefeito até o dia 29 deste mês.

Cumprimento II
Pela Câmara, no período, responde o primeiro vice-presidente, Tito Zeglin (PDT), que, segundo Marcelino, “já deu provas  de confiabilidade e continuidade ao trabalho da Mesa Executiva.”

Antibullying I
A criação de política de prevenção do bullying  nas escolas de Curitiba foi aprovada em segundo turno. Para o vereador Mario Celso Cunha (PSB), um dos autores da proposta, o problema faz muito mais vítimas do que se imagina. Informou, ainda, que o programa já existe em Porto Alegre (RS) e a cidade de São Paulo (SP) pediu cópia do projeto aprovado aqui, para apresentá-lo também.

Antibullying II
O vereador Pedro Paulo (PT), que também assina o documento, defendeu a prática da prevenção e trouxe à Casa o advogado Alexandre Saldanha, que foi vítima de bullying e atualmente realiza trabalho de combate ao problema. Saldanha é especialista em bullying e responsabilidade civil e deve lançar o livro “A responsabilidade civil das instituições de ensino em relação aos efeitos do bullying”.

Antibullyng III

Mario Celso e Pedro Paulo aproveitaram a oportunidade e convidaram Alexandre Saldanha para que, no mês que vem, participe da Tribuna Livre da Casa, para abordar o tema. Em todo o Brasil, de acordo com Saldanha, existem apenas cinco pesquisadores do tema. “Se não tivermos o apoio da lei, é quase impossível combater o bullying”, disse. (Com foto)

Autoria

A Câmara de Curitiba aprovou a redação final do projeto de lei que prevê a inclusão também do nome do vereador autor junto com o do prefeito na assinatura das leis municipais. A autoria é do vereador Caíque Ferrante (PRP) e teve o apoio unânime dos parlamentares.

Contribuição

O advogado Carlos Eduardo Mattar, falecido no ano passado, teve sua atuação jurídica destacada durante a sessão plenária desta segunda-feira (18) pelo vereador Mario Celso Cunha (PSB). Mattar auxiliou a Câmara de Curitiba a desenvolver muitos projetos de lei, além de ter contribuído, conforme Mario Celso, com o carnaval curitibano, fazendo parte da Escola Embaixadores da Alegria e Mocidade Azul. Mattar deverá emprestar seu nome a um logradouro da capital. (Com foto)