Notas de plenário

por Assessoria Comunicação publicado 23/11/2010 19h40, última modificação 01/07/2021 10h36
Idosos
Foi aprovada em segundo turno, na Câmara de Curitiba, a criação oficial do Dia Municipal de Conscientização da Violência contra Idosos, por proposição do vereador Clementino Vieira (PMDB). Será anualmente em 1º de outubro. Serão promovidas campanhas de conscientização social sobre as diversas formas de violência praticadas contra os idosos.

Comunicado
O líder do prefeito, Mario Celso Cunha (PSB), lamentou a morte, nesta terça-feira (23), do servidor Luiz Nivaldo Maciel. Funcionário aposentado da Casa, Maciel era técnico em radiodidididididididifusão e foi por muitos anos profissional da Rádio Clube Paranaense. A voz maviosa de Maciel lhe conferiu reconhecimento nessa área. Em 91, recebeu o prêmio Cidade de Curitiba pelo destaque alcançado no meio de comunicação.

Convite
A vereadora Julieta Reis (DEM) transmitiu convite do Hospital de Clínicas aos vereadores, dentro do objetivo de formulação das emendas orçamentárias para 2011. Representantes do HC já estiveram em plenário e o convite abre as dependências do hospital para a visita dos parlamentares.

Seminário I
Noemia Rocha (PMDB) repassou convite  para o II Seminário sobre Dependência  Química, promovido pela Sociedade Bíblica do Brasil, que acontece nesta quinta-feira (25), na sede da Fiep, no Jardim Botânico. A entrada é gratuita e a vereadora chamou a atenção de todos para a temática do evento.

Seminário II
Uma das importantes palestras será a do médico Luiz Carlos Magno, que aborda   formas e meios de tratamento da dependência química, com ênfase para o papel das comunidades terapêuticas e igrejas.

Sugestão
O líder do prefeito, Mario Celso Cunha (PSB), e o vereador Jair Cézar (PSDB) sugeriram que a posse de novos servidores da Câmara seja realizada em plenário. Os aprovados em concurso realizado pela Casa vêm sendo chamados desde o ano passado. Nesta terça-feira, mais nove assumiram cargos no Legislativo. Os atos formais ocorrem na presidência, com a participação dos integrantes da Mesa Executiva. A medida, para os vereadores, poderia facilitar para que todos se ambientassem ao trabalho.

Valorização I
O tucano Jair Cézar conclamou colegas do plenário para  mobilização em prol da valorização da Feirinha do Largo da Ordem.  Conhecida anteriormente por feira hippie ou mercado das pulgas, a feira é referência  do turismo dominical em Curitiba.

Valorização II
Criada no início da década de 70, a Feirinha reúne aproximadamente mil barracas com diversificado artesanato da capital e região. Conta, ainda, com exposição de carros antigos, centros históricos municipais, museus e a arquitetura genuína da época de colonização da cidade. É, segundo Jair Cézar, “um local de retrato histórico que merece  ser preservado e valorizado”.