Notas de plenário

por Assessoria Comunicação publicado 02/06/2010 18h40, última modificação 30/06/2021 07h27
Pesar I
A Câmara de Curitiba, na sessão plenária desta quarta-feira (2), lamentou a morte do guarda municipal Joel Franklin, ocorrida na noite desta terça-feira (1), no posto da Guarda no Parque Barreirinha. De acordo com o líder do prefeito, vereador Mario Celso Cunha (PSB), o secretário de Governo, Luiz Fernando Jamur, reuniu-se com representantes do Sismuc (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba) e guardas municipais para providências, visando aumentar a segurança da categoria.

Pesar II
A vereadora Professora Josete (PT), que participou de manifestação dos guardas em frente à prefeitura, em busca de atendimento da administração a reivindicações, manifestou profundo pesar. Ainda, a vereadora Julieta Reis (DEM) lamentou o assassinato de Joel Franklin e também do escritor Wilson Bueno, encontrado sem vida em casa, na segunda-feira (31).

Núcleos
Jair Cézar (PSDB) defendeu em plenário maior aproximação da população com a Defesa Civil. Para isso, sugeriu a criação de núcleos da Defesa Civil nas regionais da cidade. “Nós, como cidadãos, temos que participar”, enfatizou, acrescentando que cada regional deveria possuir ao menos um núcleo.

Ruído
O ruído emitido pelos trens na cidade também é considerado por Jair Cézar (PSDB) um problema que deve ser resolvido. O parlamentar afirmou, na tribuna, que o “barulho é infernal e contínuo”. Omar Sabbag Filho (PSDB) manifestou igual preocupação, informando que pretende estudar a questão, em busca de solução.

Exemplo I
O vereador de Manaus Wilker Barreto (PHS) veio a Curitiba a convite de Francisco Garcez (PSDB), para conhecer os trabalhos desenvolvidos pela Comissão Especial da Água. Ele acompanhou a sessão plenária desta quarta e considerou um privilégio conhecer a capital paranaense e o trabalho desenvolvido pelo Legislativo, em especial pela comissão. (Foto)

Exemplo II
Wilker Barreto ressaltou que Manaus foi a quarta capital do Brasil a aprovar uma lei antifumo. “Não é feio copiar aquilo que dá certo”, enfatizou, se referindo à lei que proíbe o consumo de cigarro em ambientes fechados, de autoria do vereador Tico Kuzma (PSB), que entrou em vigor no ano passado em Curitiba. “Assim como nos baseamos no projeto antifumo, viemos trocar conhecimentos sobre questões relacionadas à água”, frisou. (Foto)