Notas de plenário

por Assessoria Comunicação publicado 08/03/2010 20h00, última modificação 29/06/2021 07h01
Patrimônio

Investimentos na área de patrimônio público em Curitiba estão previstos com a aprovação do Fundo Municipal de Ampliação e Conservação do Patrimônio Público (Fapp). A mensagem do prefeito Beto Richa passou em segundo turno nesta segunda-feira (8), na Câmara Municipal.

Recursos


A receita será formada por recursos da venda de áreas desapropriadas, alienação de imóveis atingidos pelo sistema viário, venda de bens móveis, permutas, medidas compensatórias para a aprovação e regularização de empreendimentos, contribuições e doações financeiras, transferências do Estado e União, indenizações ao município, rendimentos, juros e outras receitas. Os recursos serão aplicados prioritariamente em roçada, implantação de calçada, meio-fio, demolições, aquisições de bens para implantação de equipamentos públicos, demandas formuladas pelo sistema 156, entre outras ações.

Reconhecimento


O trabalho do médico e poeta Flávio Ernani Barbizan, já falecido, foi ressaltado em plenário pelo vereador Francisco Garcez (PSDB). Barbizan, que dará nome a um logradouro da cidade por iniciativa do parlamentar, era o proprietário do Hospital Nossa Senhora do Carmo. Diversos vereadores teceram elogios às atividades do médico.

Pesar

O falecimento do ex-secretário de Estado da Saúde, Cláudio Murilo Xavier, nesta manhã, foi lamentado pelo vereador Algaci Tulio (PMDB), em plenário. Xavier foi o responsável pela pasta durante os anos de 2003 a 2007, no governo Roberto Requião. Foi vítima de infarto.

Mulher I

O Dia Internacional da Mulher foi lembrado na Câmara de Curitiba. Os vereadores Julião Sobota (PSC) e Mara Lima (PSDB) distribuíram bombons às mulheres que trabalham na Casa. A Professora Josete (PT) entregou cartão com mensagem e outros parlamentares também cumprimentaram as mulheres pela passagem do seu dia. À noite, como tradicionalmente, sessão solene em homenagem a elas.

Mulher II

Josete (PT) ocupou a tribuna para divulgar as atividades em alusão ao Dia Internacional da Mulher. Segundo a vereadora, mulheres integrantes de movimentos sociais, partidos políticos e sindicatos realizam diversos eventos no mundo para celebrar a data, que completa 100 anos. “A data foi proposta em 1910 pela alemã Clara Zetkin, durante a 2ª Conferência Internacional das Mulheres Socialistas”, acrescentou.

Mulher III

Como parte integrante do Dia e Semana da Mulher, Professora Josete lembrou da Marcha Mundial das Mulheres, que integra várias entidades, de Campinas a São Paulo, entre os dias 8 e 18 de março. De acordo com a vereadora, aproximadamente 3 mil mulheres participarão.