Notas de plenário

por Assessoria Comunicação publicado 26/04/2010 18h20, última modificação 29/06/2021 09h30
Aprovados I
Foi confirmada na tarde desta segunda-feira (26) a aprovação, em segundo turno, de projetos de lei de interesse público. Entre eles, o do presidente da Casa, João Cláudio Derosso (PSDB), que prevê a colocação de placas informativas de combate à pedofilia e o número do Disque-Denúncia - 100 em veículos do transporte coletivo.

Aprovados II

Duas mensagens da prefeitura também foram aprovadas em segundo turno, efetivando a doação de áreas públicas para a Cohab promover regularização fundiária nos bairros Cajuru e Fazendinha.

Cidadania
O pastor paulista Ival Teodoro da Silva teve seu nome indicado e aprovado para receber cidadania curitibana. A proposição foi da vereadora Mara Lima (PSDB) e recebeu elogios de Noemia Rocha (PMDB), Julieta Reis (DEM), Algaci Tulio (PMDB) e João do Suco (PSDB). Entre as demais atividades, o pastor preside a Convenção das Igrejas Evangélicas Assembleia de Deus do Estado do Paraná.

Regionais
A maneira com que o Executivo, sob o comando de Luciano Ducci, está administrando as regionais foi elogiada pelo vereador Juliano Borghetti (PP), que já foi administrador regional. De acordo com o parlamentar, a manutenção de obras foi descentralizada e as parcerias municipais em diversas áreas com o governo estadual devem melhorar ainda mais a qualidade de vida dos curitibanos. Para complementar, Borghetti sugeriu orçamento próprio às regionais, assim como é feito com as secretarias.

Autores I
Projeto de lei do vereador Caíque Ferrante (PRP) sugere a identificação dos autores dos projetos de lei na edição ou publicação das leis municipais. O parlamentar considera importante a visão pública de quem teve a iniciativa no Legislativo, originando a norma. Normalmente, os projetos são sancionados e transformados em leis, passando a ter somente a assinatura das autoridades que as publicaram.

Autores II
Ferrante lembra que muitos vereadores passam longas horas estudando e elaborando projetos que busquem melhorias concretas aos cidadãos curitibanos, “razão pela qual entendemos como justo e correto a identificação da autoria.”

GPS
É proposta do vereador tucano Professor Galdino a colocação de GPS (Sistema de Posicionamento Global) em todos os táxis curitibanos. O documento, lido em plenário durante a sessão desta segunda-feira (26), terá tramitação regimental antes da discussão plenária.

Congratulações

Ainda nesta segunda, o vereador Jair Cézar (PSDB) propôs votos de congratulações e louvor à RPC (Rede Paranaense de Comunicação) pela campanha denominada Voto Consciente. A ideia, lembrou o parlamentar, é incentivar o eleitor paranaense a participar mais da política e a escolher bem seus representantes.