Notas de plenário
Símbolos
Foi adiada, nesta segunda-feira (19), a votação dos projetos que instituíam dois novos símbolos da capital paranaense: o grimpeiro como ave-símbolo e o caaingá, como árvore-símbolo. As propostas, de autoria da vereadora Renata Bueno (PPS), devem voltar à pauta daqui dez sessões. A matéria gerou controvérsias e a discussão ocupou grande parte da sessão.
Gralha azul
Na tribuna, o vereador Jair Cézar (PSDB) alegou que Curitiba já tem símbolos oficiais, como a gralha azul e a araucária, que, segundo ele, não representam somente o Paraná. De acordo com Caíque Ferrante (PRP), a sugestão da vereadora Renata Bueno foi embasada com a ajuda de especialistas no assunto.
Cidadania
O ex-vereador e presidente da Federação Comunitária das Associações de Moradores de Curitiba e Região Metropolitana (Femoclam), Valdenir Dias, irá receber o título de cidadão honorário de Curitiba. A proposta, de autoria do vereador Denilson Pires (DEM), foi aprovada por unanimidade na Casa. Mais de uma dezena de parlamentares elogiou a indicação. Roberto Hinça (PDT) lembrou que a esposa de Valdenir, a advogada Lucia Beloni Dias, também foi agraciada com a cidadania.
Presença
Foi anotada pelo condutor dos trabalhos, Tito Zeglin (PDT), a presença do assessor especial do Ministério do Esporte, Ricardo Gomyde, em visita de cortesia à Casa.
Cumprimentos
O vereador Omar Sabbag Filho (PSDB), que está no primeiro mandato, cumprimentou Jairo Marcelino (PDT), que, nesta segunda-feira (19), completou a marca de 3.200 sessões plenárias. Jairo está no sexto mandato.
Ordenação
O vereador João do Suco (PSDB) comentou, em plenário, sobre a ordenação do novo bispo auxiliar de Curitiba, monsenhor Rafael Biernaski. O novo bispo esteve por 22 anos em Roma (Itália). Além dele, outros parlamentares católicos compareceram à cerimônia, na última quinta-feira (15).
Índio
Junto à lembrança do Dia Nacional do Índio, 19 de abril, o vereador Caíque Ferrante (PRP) registrou o Dia do Exército Brasileiro. Desta segunda até sexta-feira (23), ocorre a Semana do Exército, com inúmeras atividades.
Tiradentes
O primeiro vice-presidente do Legislativo, Tito Zeglin (PDT), conclamou os demais vereadores para ato cívico nesta quarta-feira (21), na praça Tiradentes, em homenagem a Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, dentista, comerciante, militar e ativista político, reconhecido como mártir da Inconfidência Mineira e patrono cívico do Brasil.
Pesar
Jornalista e radialista, o vereador Mario Celso Cunha (PSB) registrou em plenário “o falecimento da mãe do consagrado cantor Roberto Carlos, Lady Laura, ocorrida neste final de semana, que consternou o Brasil.”
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba