Notas de plenário

por Assessoria Comunicação publicado 24/02/2010 20h00, última modificação 28/06/2021 16h19
Trânsito
Durante a tribuna livre desta quarta-feira (24), os vereadores foram unânimes na defesa de campanhas educativas efetivas para motoristas e pedestres. Algaci Tulio (PMDB) lembrou da sinalização horizontal adotada em Curitiba, quando ocupava o cargo de vice-prefeito. Os quadrados pintados nos cruzamentos, conhecidos como yellow box (caixa amarela), delimitando área proibida, são eficazes para desafogar o trânsito e respeitados por todos os curitibanos.

Faixas
Os vereadores Aldemir Manfron (PP) e Professora Josete (PT) ressaltaram que, em algumas cidades brasileiras, os motoristas respeitam as faixas de travessia de pedestres e o mesmo deveria acontecer em Curitiba. O problema, segundo Josete, está na falta de empenho do poder público nas três esferas, municipal, estadual e federal.

Excesso
O líder do prefeito na Casa, vereador Mario Celso Cunha (PSB), parabenizou Professor Galdino (PSDB), afirmando que o grande problema está no excesso de veículos que circulam nas vias. Segundo o parlamentar, o número praticamente dobrou nos últimos anos. “Curitiba, hoje, possui 1,4 milhão de veículos nas ruas”, disse, considerando a facilidade na compra o principal fator para o inchaço. O número de motos que trafegam também foi avaliado. “A quantidade de motos aumentou 40%. Com esse índice, cresce o registro de acidentes”, alertou.

Infraestrutura
A prefeitura, por meio da Urbanização de Curitiba (Urbs), pintou no ano passado 101 mil metros quadrados de sinalização horizontal. Mario Celso lembra que são faixas de pedestres, linhas de proibição de parada, de estacionamento e de separação de faixas de circulação, pintadas em ruas e avenidas em diferentes pontos da cidade. Este número foi quase 20% superior ao de 2008. Só não foi maior em função da frequência das chuvas. Também no ano passado, foram instaladas pela Diretran cerca de nove mil placas de trânsito.

Conscientização
Ao defender maior conscientização dos motoristas, principalmente com relação à lei seca, o vereador Tico Kuzma (PSB) reforçou que o motorista deve ser um bom condutor a todo instante e não apenas quando está sendo fiscalizado. “Educação no transito é o caminho”, afirmou.

Boletim
Em função da próxima licitação do transporte coletivo, o vereador Denilson Pires (DEM), presidente do Sindicato dos Motoristas e Cobradores nas Empresas de Transporte de Passageiros de Curitiba e Região Metropolitana (Sindimoc), fez questão de informar o plenário da Câmara Municipal, nesta tarde, sobre o acordo firmado entre as entidades dos trabalhadores e patronal. Distribuiu o boletim “Pneu rodando” com as decisões tomadas em consenso.

Pesar
O bárbaro assassinato da advogada Katia Regina Leite Ferraz, da ParanáPrevidência, ocorrido na manhã desta quarta-feira (24), foi lamentado pelo novo líder da oposição na Câmara de Curitiba, Algaci Tulio (PMDB). Ela também atuava em varas criminal e de família da capital paranaense e seu trabalho foi destacado pelo parlamentar, que considerou uma “grande perda e um bárbaro ato criminal”. O vereador Roberto Aciolli (PV) também lamentou o fato, assim como o líder do prefeito, Mario Celso Cunha (PSB), que enalteceu os feitos de Katia Ferraz.

Fiscalização
Para o vereador Denilson Pires (DEM), o assunto da tribuna livre desta semana na Casa, o respeito ao direito do pedestre quanto à circulação na faixa, “exige maior fiscalização”. O parlamentar considerou um problema de conscientização popular a falta de preferência ao pedestre para atravessar cruzamentos.

Harmonia
O novo líder da bancada tucana na Casa, vereador João Luiz Simões Cordeiro, o João do Suco, acha que “a cidade (leia-se administração municipal) cumpre seu papel informativo à população, procurando manter a harmonia entre pedestres e motoristas nos cruzamentos”. Para o convidado Jairo Araújo da Cunha, que empunha a bandeira de que o trânsito é de todos, a faixa é do pedestre e “é preciso intensificar campanhas de esclarecimentos sobre a legislação nacional de trânsito, que prioriza o pedestre nas travessias.”