Notas de plenário

por Assessoria Comunicação publicado 21/10/2009 19h15, última modificação 28/06/2021 08h00
Amigos do HC  
A diretora executiva da Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas, Dinorah Botto Portugal Nogara, e outros assessores, como Samira Tomita e Mauro Moraes, acompanharam a sessão plenária desta tarde, na Câmara de Curitiba. Falou pela instituição, na tribuna, a vereadora Julieta Reis (DEM) e a diretora-geral do HC, Heda Maria Amarante.

Tribuna
O espaço da tribuna livre é amplamente utilizado por segmentos da sociedade organizada, que, a convite dos vereadores, trazem ao fórum de discussões questões, reivindicações ou comunicados.

Negócios
A vereadora Noemia Rocha (PMDB) é participante do evento de negócios do sistema Fecomércio, Sesc e Senac. Nesta quarta-feira (21), no Sesc da Esquina, proferiu a palestra “Mulheres, estratégia para o sucesso”. O evento tem retorno de ação social ao Hospital Evangélico e também contou com desfile de moda e participação especial da cantora Mirian Pessanha.

Ambulantes
A vereadora Julieta Reis (DEM), que tem trabalho político há vários mandatos junto das categorias de ambulantes e feirantes (incluindo artesãos), dá continuidade a esta defesa. Dentro da perspectiva da categoria ter espaço apropriado em terminais do transporte coletivo, a parlamentar gestiona com a Urbs a garantia de direitos e condições de trabalho a todos.

Reunião I
Na presidência da sessão plenária, o primeiro vice-presidente da Casa, Tito Zeglin (PDT), anunciou duas importantes reuniões para esta quinta-feira (22). Pela manhã, a partir das 8h30, vereadores fazem visita ao Hospital do Idoso, a convite do líder do governo municipal, Mario Celso Cunha (PSB), e do prefeito em exercício, Luciano Ducci. Vão verificar o andamento das obras e futuras instalações.

Reunião II
A segunda reunião acontece a partir das 14h30, no plenário da Casa. Serão discutidas, entre vereadores e assessores, as dúvidas a respeito da elaboração técnica das emendas para a votação da Lei Orçamentária Anual para 2010.

HC
Diante da exposição feita pela diretoria do Hospital de Clínicas, nesta tarde, os vereadores consideraram que é importante ter mais um hospital deste porte e amplitude técnica e médica para intensificar o número de atendimentos. Hoje, em grande parte, o HC sobrevive com a ajuda do bom relacionamento que tem com a população. A esse respeito falaram os vereadores Caíque Ferrante (PRP) e Julieta Reis (DEM).

Equipamentos
O vereador João do Suco (PSDB), integrante da Comissão de Saúde da Casa, intercedeu em favor da entidade hospitalar, garantindo emendas no Orçamento, prevendo equipamentos para suprir as necessidades.

Geriatria
A diretora Heda Amarante fará uma listagem aos vereadores sobre quais equipamentos são necessários, além de atividades desenvolvidas pelo HC. Disse que o setor mais crítico é o de geriatria. Um acordo de intenções está viabilizando otimização do antigo prédio para ampliar atendimentos.

Orçamento
A demanda de atendimento do HC é bem maior que o seu orçamento. Do total recebido, 65% vêm do Ministério da Educação e 35% da Saúde. Conforme Heda, “há uma frente parlamentar em Brasília apoiando a ideia de aumentar o índice do repasse por parte do Ministério da Saúde, já que o HC presta assistência contínua à população.”

Gestão
O vereador Tico Kuzma (PSB) identificou seu partido com a gestão em saúde no município, uma vez que “o vice-prefeito Luciano Ducci é médico, secretário da Saúde na cidade e integrante da legenda”.

Exemplo
Para o vereador Omar Sabbag Filho (PSDB), que já utilizou os serviços do HC, a unidade é “exemplo de doação de seus servidores gravado na memória da cidade e da população.”  Lembrou que a sobrecarga de trabalho se refere a atendimentos feitos para pacientes da região metropolitana.

Sensíveis
Os vereadores foram sensíveis às reivindicações feitas para melhorar o atendimento. Professora Josete (PT) e Professor Galdino (PSDB) integraram a lista de parlamentares. O líder do prefeito, Mario Celso Cunha (PSB), que reconheceu “a dificuldade de comandar um hospital desta grandeza”, enumerou os serviços prestados com excelência em relação à gripe A, nos atendimentos de alta complexidade a pacientes locais e de fora do País”. Como interlocutor das parcerias feitas pela Casa e prefeitura, colocou-se à disposição do HC.

Respeito
O respeito pelo trabalho da instituição foi destacado por Roberto Hinça (PDT). O parlamentar empenhou colaboração.

Carreira (Com foto)
A atual diretora-geral do HC, Heda Amarante, contou aos vereadores que esteve pela primeira vez na Casa quando era criança, participando de um concurso de redação do qual foi vencedora. Com a posição, ganhou uma bolsa de estudos que possibilitou seu aprimoramento em inglês. Este fato importante colaborou para que chegasse ao ponto em que está: defendendo no País e fora dele o aperfeiçoamento e reconhecimento da instituição.

Crescimento (Com foto)
A utilização da Bíblia como instrumento de crescimento pessoal é a defesa feita pelo vereador Dirceu Moreira (PSL) no plenário da Casa. O parlamentar divulga o projeto “Siga a Bíblia” como pastor da igreja Adventista do Sétimo Dia.