Notas de plenário

por Assessoria Comunicação publicado 10/11/2009 19h45, última modificação 28/06/2021 09h21
Emendas
Encerra nesta terça-feira (10), na pauta da ordem do dia da Casa, as sessões para recebimento de emendas sobre projeto de lei que altera diretrizes para elaboração da lei orçamentária para 2010. O prazo de três sessões expirou às 18 horas.

Trabalho
O trabalho voluntário e de qualidade da Associação para Reabilitação de Pacientes Oncológicos (Reabilite-se) foi ressaltado pelo vereador Zé Maria (PPS). A entidade, que passará a ter utilidade pública municipal, realiza fundamental recuperação para este tipo de enfermidades e reaprendizado aos pacientes.

Memória
Outro trabalho voluntário e de ação social com grandes feitos também na área da saúde, do ex-deputado estadual Jorge Miguel Nassar foi destacado pelo vereador Algaci Tulio (PMDB). Nassar foi um dos responsáveis pela introdução do exame do pézinho nas unidades hospitalares do Estado.

Solidários
Concordaram com Algaci em relação a Nassar os vereadores Omar Sabbag Filho (PSDB) e Celso Torquato (PSDB), Jairo Marcelino (PDT) e o líder do prefeito, Mario Celso Cunha (PSB).

Transferência
Defesa foi feita pelo vereador Tico Kuzma (PSB) para a transferência das instalações do 20º Batalhão da Polícia Militar da região do Boqueirão para o Uberaba, para atender os locais onde se verificam mais frequentes os conflitos urbanos. Conforme seu relato, o comandante daquela unidade quer “trazer a comunidade para dentro do batalhão”.

Locação
A sugestão de Kuzma tem sentido pelo fato da unidade atual ser locada. Na defesa, o vereador aponta uma parceria entre a prefeitura e o governo do Estado para que seja construída uma unidade própria. Motivos para defender a população não faltam, segundo o vereador.

Consumidor I
Recorrente é a defesa feita pelo vereador Algaci Tulio (PMDB), que já foi coordenador do Procon estadual, para implantação do Procon municipal como um fórum ao cidadão da capital para resolver questões a esse respeito.

Consumidor II
Os exemplos do que seria uma boa atuação em favor do curitibano foram citados pelo vereador para a lei dos biombos bancários e bloqueio às ligações de telemarketing. Na sugestão de Algaci, está presente a descentralização do órgão nas nove regionais de bairros.

Telemarketing I
O vereador Tico Kuzma (PSB), autor de projeto semelhante ao recentemente sancionado pelo governador Roberto Requião, que prevê o cadastro para bloqueio do recebimento de ligações de telemarketing, pediu a retirada da matéria, prevista na ordem do dia, durante sessão plenária desta terça-feira (10), na Câmara de Curitiba. O parlamentar explicou que, com a lei implantada em âmbito estadual, não justifica dar sequencia ao projeto também em nível municipal.

Telemarketing II
Kuzma salientou, porém, que seu projeto, além de restringir as ligações, previa o cancelamento de mensagens de texto (SMS) de caráter publicitário àquelas pessoas que não desejassem recebê-las. Nesse sentido, encaminhou sugestão ao deputado estadual Marcelo Rangel (PPS), um dos autores da lei, para que seja estudada a possibilidade de adequação, “tornando-a mais abrangente”.