Notas de plenário

por Assessoria Comunicação publicado 18/11/2009 20h15, última modificação 28/06/2021 09h49
PPA
Em primeira sessão para recebimento de emendas, estava na ordem do dia desta quarta-feira (18), o Plano Plurianual para a gestão 2010/2013. A disponibilidade para vereadores aditarem anexos à matéria é até a próxima terça-feira (24).

Congratulações
Pedido do presidente da Casa, João Cláudio Derosso (PSDB), para congratular oficialmente o médico psiquiatra Hamilton Grabowski foi aprovado pelo plenário. A indicação foi uma retribuição da Casa à palestra proferida pelo médico, que é vice- presidente da Sociedade Paranaense de Psiquiatria e fez parte da  Semana da Plena Saúde 2009, programa interno oferecido aos funcionários da Câmara de Curitiba pelo setor de Medicina de Saúde Ocupacional.

Debate
Bancadas de oposição e situação da Casa discutiram em segundo turno o projeto de liberação de verba adicional para a Urbs investir nas obras da Rua 24 Horas.

Voto
A líder do PT, Professora Josete, fez questão de ressaltar que seu voto negativo não é contrário à revitalização da Rua 24 Horas. Ela defendeu que os recursos deveriam sair de outra secretaria ou órgão da Prefeitura, uma vez que a Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego tem um orçamento reduzido.

Nominal
A votação do projeto foi nominal, com 26 votos favoráveis.

Apoio
Aprovada moção de apoio à regulamentação e efetiva implantação da Defensoria Pública do Paraná  nos moldes previstos pela Constituição Federal, por iniciativa de diversos vereadores.

Presença
Jeferson Bueno Sant’Ana, diretor da entidade filantrópica Lar de Meninos do Xaxim, localizada no bairro Boqueirão, acompanhou os trabalhos plenários do dia.

Publicação
Foi distribuída aos vereadores durante a sessão plenária a edição informativa Esperança Viva, da Associação Sul Paranaense da Igreja Adventista do 7º Dia. A publicação faz relato sobre todas ações da entidade, que  fez uso da tribuna livre desta quarta-feira.

Ação global
A Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (Adra) tem atuação globalizada em ações solidárias adventistas, família, educação geral, liberdade religiosa, saúde e desenvolvimento humano.

Avaliação
Numa avaliação paralela ao trabalho do poder Legislativo, o vereador Tico Kuzma (PSB)  considerou que a Adra está preparada para atender os jovens, dentro do objetivo de servir.

Exemplo
Para Caíque Ferrante (PRP), o trabalho da Adra serve de exemplo a todas as ordens religiosas, especialmente quando “tira jovens das ruas e das drogas e aproxima da sociedade e de Deus.”

Trânsito
Campanha educativa da Adra para o trânsito foi destacada pelo líder do prefeito, Mario Celso Cunha (PSB), que também ressaltou a importância moral e intelectual do tratamento dado aos jovens e problemas característicos desta fase.

Família
Defensor intransigente da família, o vereador João do Suco (PSDB) qualificou o trabalho da Igreja Adventista e da associação, parabenizando todas as ações desenvolvidas em prol da cidade.

Prioridade
“O sucesso de grandes realizações como as expostas pela Adra são, na visão da vereadora e cantora gospel Mara Lima (PSDB), fruto da prioridade dada a Deus como centro das atenções. “Tudo aquilo que se faz tendo Deus como centro está fadado ao sucesso”, ratificou

Problemas
O flagelo universal que se verifica com a disseminação dos problemas sociais ocorre, segundo o vereador Denilson Pires (DEM), pela falta de fé e da concentração familiar em torno de Deus.

Ações
A vereadora Noemia Rocha (PMDB) considerou “fantásticas as ações na educação, alimentação e saúde.” A parlamentar deu ênfase à necessidade de recuperação dos jovens dependentes químicos na comunidade evangélica.

Crime
O vereador Omar Sabbag Filho (PSDB) disse que “nossas crianças não nascem para o crime”, salientando o que acontece com as pessoas envolvidas em atos criminosos. Neste sentido, parabenizou a atuação da entidade e seu trabalho voltado à questão.

Projeto
Um dos projetos da Adra, a “Turma do Nosso Amiguinho”, recebeu cumprimentos do quarto-secretário, Pedro Paulo (PT). O parlamentar observou que o assunto é conteúdo de políticas públicas que devem contar com a colaboração das igrejas.