Notas de plenário

por Assessoria Comunicação publicado 09/12/2009 20h00, última modificação 28/06/2021 10h49
Tribuna livre
O vice-presidente do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep), Osmar de Araújo Gomes, foi representado na Câmara Municipal pelo membro do conselho estadual do idoso, Urandy Ribeiro Doval.  Doval acompanhou toda a pauta da tribuna livre desta quarta-feira (9).

Idoso
O assunto trazido pelo vereador Sabino Picolo (DEM) enfocou a população idosa no Brasil, uma das principais bandeiras de atuação do Fórum Popular Permanente da Pessoa Idosa de Curitiba e Região Metropolitana.

Outras
Outras presenças marcantes pelo Fórum. A presidente da entidade, Elenita Zarpellon, coronel Janari Busman, do conselho estadual dos idosos; psicóloga Maria das Dores Maciel e a assistente do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Estadual, Maria Inês Dias Chaves Pereira.

Comissão
Representando a Comissão de Políticas Públicas do Fórum Popular, Mariana Zilli Calabresi e pelo Lions Clube Gama, Lusimar Capraro Mores.

Regimento
Alteração do Regimento Interno da Casa, proposta por diversos vereadores, tramitou em terceira sessão de recebimento de emendas na ordem do dia. O artigo abordado trata da criação do horário da liderança da oposição, após o grande expediente.

Família
O papel fundamental da família no cuidado ao idoso foi ressaltado pelos vereadores João do Suco, Celso Torquato e professor Galdino (todos da bancada do PSDB), durante a tribuna livre. O reconhecimento sobre essa importância é uma forma de retribuir o “trabalho e a dedicação daquele que ingressa na terceira idade”.

Políticas
A implantação do maior número de políticas públicas visando a longevidade dos cidadãos brasileiros foi defendida pela vereadora Professora Josete (PT).

Demanda
A dimensão da demanda que a cada ano parece ser maior em relação à terceira idade foi questionada pela parlamentar aos representantes do Fórum. A vereadora também indagou sobre a quantidade dos recursos dispensados pelo Fundo Municipal do Idoso ao atendimento e ainda o que é necessário para “dar conta da população de idosos”.

Origem
A Associação de Proteção aos Idosos, criada em 1991 pela empresária Marlene Chagas Veiga, viabilizou a implantação do Fórum. Atualmente, a empresária integra o Conselho Municipal da Pessoa Idosa.

Terapêutica (com foto)
As atividades da Comunidade Terapêutica Mannain foram ressaltadas pelo pastor Valdemir Soares (PRB), em fala na tribuna. A entidade, representada na Casa pelo pastor Beetoven Juvenal da Silva, foi fundada em 2002 e já possui duas sedes de recuperação para viciados em entorpecentes.

Elogio
O trabalho espiritual da instituição também foi elogiado pelos vereadores tucanos Jair Cézar, Serginho do Posto e Paulo Frote. A entidade receberá o titulo de utilidade pública, indicado pelo pastor Valdemir Soares.

Direitos
O vereador Algaci Tulio (PMDB), que realiza trabalho voluntário com idosos e nas atuações como deputado estadual e coordenador do Procon ter sempre “defendido a meia entrada em eventos”, também chamou atenção para o fato da longevidade, exigindo políticas voltadas à terceira idade.

Empréstimo
O empréstimo pessoal aos aposentados e pensionistas, que emprestam seus nomes para familiares, foi condenado pelo parlamentar. Tulio sugeriu a expansão do conselho para a área do litoral do Paraná, em razão de muitos aposentados buscarem na moradia no litoral a melhor qualidade de vida.

Oportunidades
Oportunidades de atuação para o idoso foram defendidas pelo vereador Omar Sabbag Filho (PSDB). O parlamentar afirmou que a experiência destas pessoas pode ser bem aproveitada.

Voto
O exercício do voto foi mais uma questão abordada durante o debate desta tarde, pelo vereador Paulo Frote (PSDB). O parlamentar disse que “só assim os governantes se preocupariam mais com a categoria”. O fator previdenciário e baixos valores de aposentadoria foram pontos criticados pelo vereador.

Colaboração
Importante colaboração do primeiro vice-presidente da Casa, Tito Zeglin (PDT), para as mudanças necessárias em políticas da terceira idade é projeto de lei de sua autoria que altera a idade limite de isenção no transporte coletivo. O documento de Zeglin antecipa de 65 para 60 anos o benefício, fator que é bem visto pelo Ministério Público.