Notas de plenário

por Assessoria Comunicação publicado 30/09/2009 20h00, última modificação 25/06/2021 11h07
Audiência
Audiência pública para prestação de contas da prefeitura de Curitiba foi realizada pela Comissão de Economia no plenário da Casa, em novo horário, às 10h desta quarta-feira (30). Ainda assim, o comparecimento público foi considerado pequeno pela importância do evento.  

Presenças
Participaram representantes de entidades que têm acompanhado esse processo, instituído desde 2000. Raquel Maciel, do Núcleo de Práticas Políticas da Faculdade Dom Bosco; Lais Machado, secretária do Clube Mães Itamarati; Erni Stein, da Associação Comunitária Vila Real, e Irma Ragalski, presidente do Clube de Mães do Itamarati.

Associação
Recém eleito presidente da Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais, o secretário Luiz Eduardo Sebastiani colocou-se à disposição dos vereadores para a reformulação das políticas tributária e fiscal, necessária na medida em que aumentaram as responsabilidades do município com  a redução de recursos repassados pelo FPM (Fundo de Participação dos Municípios).

Debate
Sobre as reformas tributária e fiscal, o secretário classificou como um tema de debate para todas as câmaras do País. Para ele, “representa a construção da cidadania”. O vereador Omar Sabbag Filho (PSDB) está com grande expectativa em torno do assunto. O parlamentar representa a Casa no Conselho da Cidade.

Reunião
O presidente da Comissão de Economia, Finanças e Fiscalização, vereador Paulo Frote (PSDB), adiantou que os assuntos tratados na audiência terão desdobramentos em próxima reunião do grupo.

Aprovação
Foi  confirmada a aprovação em segundo turno da mensagem do prefeito Beto Richa que solicitou uma verba de quase R$ 3 milhões para completar  algumas obras e iniciar outras. O primeiro turno foi nesta terça-feira (29).

Esporte
Estiveram na Câmara de Curitiba, nesta quarta-feira (30) à tarde, os ex-vereadores Elias Vidal e Angelo Batista. Ambos fazem parte da Secretaria Municipal do Esporte e Lazer (SMEL), que, por meio do secretário Rudimar Fedrigo, abordou os males causados pelo sedentarismo no espaço da tribuna livre.

Frio
Os espaços fechados para a prática de esportes, assim como as piscinas aquecidas oferecidas pela secretaria na cidade, foram destacados por Rudimar Fedrigo em plenário. Os dias frios e chuvosos preocupam o vereador Pastor Valdemir Soares (PRB) quanto à diminuição da prática de esportes.

Caminhada
Por sugestão do vereador Tico Kuzma (PSB), Curitiba poderá ganhar circuitos de caminhadas nos bairros. A ideia é que as calçadas sejam modificadas, marcando as distâncias. Assim, na opinião dele, o exercício não precisa ser praticado apenas em parques e praças, mas mais próximo das casas.

Resultados
Durante a explanação sobre as atividades da secretaria, Tico Kuzma informou que faz caminhadas diárias, além de alimentação balanceada. Foi aplaudido ao comentar que a prática já lhe tirou 10 kg.

Exemplos
A vereadora Renata Bueno (PPS) comentou as ações do governo alemão voltadas ao esporte, enaltecendo a iniciativa de envolver diversas gerações em um mesmo programa. Já o vereador Jonny Stica (PT) falou sobre o uso de bicicletas em Paris, na França. Lá, a cada 300 metros o cidadão pode estacionar ou alugar o equipamento.

Educação
A vereadora Professora Josete (PT) registrou o encerramento da etapa municipal da Conferência Nacional de Educação, ocorrida na segunda-feira (28). O evento reuniu pais, estudantes, professores, além das secretarias estadual e municipal de Educação.