Notas de plenário

por Assessoria Comunicação publicado 19/08/2009 19h20, última modificação 25/06/2021 09h19

Pela vida
Autor de diversas propostas em defesa da vida, o vereador João do Suco (PSDB) agradeceu nesta quarta-feira (19), em plenário, o apoio ao projeto que determina o  fim dos fumódromos e o consumo de cigarros em ambientes fechados de uso coletivo público ou privado, de autoria do colega Tico Kuzma (PSB). A lei foi sancionada pelo prefeito Beto Richa pela manhã e entra em vigor em 90 dias.

Álcool gel
Foi aprovado em segundo turno o projeto que obriga a instalação de dispenser para álcool gel no comércio de alimentos. A proposta é de João do Suco e segue, agora, para sanção do prefeito.

Avenida das Torres
Caíque Ferrante (PRP) defende a retirada dos canteiros centrais da avenida Comendador Franco, a Avenida das Torres. A sugestão foi apresentada a Cléver Ubiratan Teixeira de Almeida, presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), que ocupou o horário da tribuna livre.

Dados
Na exposição feita pelo presidente do Ippuc, surgiram dados que fazem o comparativo do transporte urbano no País. A cidade de São Paulo está na ponta, com o deslocamento diário de mais de 3 milhões de passageiros (em quatro linhas de metrô). O sistema coletivo transporta mais de um milhão.

Rio
O que mais se aproxima dos números de Curitiba, através das linhas de ônibus, que deslocam 416.931 passageiros por dia, é o metrô do Rio de Janeiro, com 550 mil. É o único sistema de iniciativa privada do Brasil.

Futurista

O planejamento que faz o Ippuc já contabiliza tendências internacionais de aperfeiçoamento do transporte urbano.

Desenvolvimento
Conforme o presidente do Ippuc, a abrangência da Linha Verde no eixo urbano de Curitiba é bem maior do que “apenas uma obra para o transporte coletivo. Prevê estimular o progresso da região leste da cidade.” Nesta área moram 35% da população. A linha também deve ser vetor de desenvolvimento como zona de serviços.

Longo prazo
Dizer que a construção do metrô de Curitiba é apenas para a Copa de 2014 não corresponde à verdade. Almeida disse que é um projeto para mais de 40 anos. “O Ippuc está pensando na cidade, independente do evento.” Afirmou, também, “que todas as obras na cidade serão projetadas e implantadas para transpor a realização da Copa.

Binário
O binário Erasto Gaertner – Nicarágua, no Bacacheri, deve voltar ao programa de transporte urbano de Curitiba. O projeto original foi alterado e, agora, a prefeitura está em vias de obter outras linhas de financiamento, viabilizando a ideia. A torcida pela obra é do vereador Aladim Luciano (PV), um dos representantes da região.

Linha Azul
A representante da bancada do DEM, vereadora Julieta Reis, fez diversas perguntas a Almeida, incluindo a manutenção do sistema de integração com os terminais existentes hoje. De acordo com o presidente do Ippuc, a estrutura será mantida. A titulo de informação, a linha Interbairros 2 é que mais cresce em atendimento aos usuários por dia.

Defensor
Para o vereador Jonny Stica (PT), a implantação do metrô é plenamente justificável pela proporcionalidade de transportar maior número de passageiros em menor tempo. Respondendo sua indagação, o presidente do Ippuc esclareceu que o instituto prioriza vantagens para atrair o usuário. “A implantação do metrô não nos faz esquecer do restante dos meios de transporte.” Disse, ainda, que o projeto do metrô está em estudo desde 1974.

Construtores
Respondendo ao vereador Jair Cézar (PSDB), Cléver Almeida esclareceu que será preciso criar uma indústria nacional para a obra. Por enquanto, só existe uma, de origem francesa. O Ippuc está investindo no projeto. O detalhamento de custos ficará a cargo da empresa construtora.

Superfície
O transporte sobre trilhos ou de superfície foi abordado pelo vereador Algaci Tulio (PMDB), sugerindo a integração da rodoviária no eixo do metrô. De acordo com Cléver Almeida, o metrô de superfície é mais barato que o subterrâneo. Porém, em Curitiba, o subterrâneo terá menos custos que em outras localidades.