Notas de plenário

por Assessoria Comunicação publicado 08/06/2009 19h15, última modificação 24/06/2021 09h00
Uvepar
Curitiba tem vereador representante na União dos Vereadores do Paraná (Uvepar). É o líder do prefeito, Mario Celso Cunha (PSB), que ocupa, desde a última quinta-feira (4), o cargo de vice-presidente da entidade. A notícia foi dada aos demais parlamentares no plenário pelo líder da bancada do PSDB na Casa, vereador Serginho do Posto, e comentada também pelo vereador Tico Kuzma (PSB).

Alteração
A votação será nominal para projetos que visarem escolher cidades- irmãs para Curitiba.  A alteração foi aprovada pelo plenário da Casa, nesta segunda. A lei, de 1974, foi adequada às regras constitucionais atuais.

Trabalhos
O ex-vereador José Aparecido Alves (Jotapê) acompanhou os trabalhos da tarde e fez parte da mesa.  Jornalista e radialista,  Jotapê é comunicador da Rádio Mais (AM 1120). Também esteve em plenário o ex-secretário municipal do Abastecimento, Ubirajara Schreiber.

Amianto
Os riscos do amianto à saúde do trabalhador foram ressaltados novamente pela vereadora Noemia Rocha (PMDB). A parlamentar prometeu trazer, em agosto, trabalhadores e empresários para ocuparem a tribuna livre da Casa e explanarem sobre a “poeira assassina”.

Parecer
Noemia é autora de projeto de lei que proíbe a comercialização do amianto em Curitiba. A ideia da discussão do tema foi reforçada pela vereadora Renata Bueno (PPS), que sugeriu parecer técnico de vários órgãos e instituições de meio ambiente.

Substituição
Segundo Noemia Rocha, 45 países já substituíram o amianto por polipropileno, alumínio, celulose ou outros materiais. No Brasil, os Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco e Rio Grande do Sul já baniram o amianto.

Seminário
O vereador Jair Cézar (PSDB) ocupou a tribuna da Casa para registrar a importância do Seminário Agricultura e Agronegócio no Brasil, realizado na última sexta-feira (5), em Foz do Iguaçu. Além do parlamentar, também participaram do evento outros vereadores do PSDB, como o presidente da Casa, João Cláudio Derosso, Odilon Volkmann, Emerson Prado, Omar Sabbag Filho, Celso Torquato, Serginho do Posto, Francisco Garcez e, do PRP, Caíque Ferrante.

Despesas
Jair Cézar destacou que a viagem dos vereadores para o seminário, que reuniu mais de mil pessoas na tríplice fronteira, foi custeada pelos próprios parlamentares. Também destacaram o evento Caíque Ferrante, Serginho do Posto e Francisco Garcez.

Prioridades
Conforme Jair Cézar, o governador de São Paulo, José Serra, citou oito pontos principais que devem ser considerados na adoção de novas políticas públicas para que a agropecuária possa se desenvolver com sustentabilidade e lucratividade. Entre eles, mais financiamento e infraestrutura para o escoamento da produção e para nas novas fronteiras agrícolas.

Soroptimistas
As soroptimistas de Curitiba prestigiaram a sessão plenária desta segunda-feira (8), na Câmara de Vereadores. Entre elas, estava a governadora eleita, Mariza Soares Azevedo, acompanhada por Isabel Sprenger Ribas e Maria Lúcia Noremberg. Também estiveram na Casa Josefa de Meira, Antônia Lobo, Dirce Cleve, Judith de Araújo, Márcia Arruda, Sônia Loyola, Olga Gioppo, Carmen Pigatto e Doroti Esquibalqueiro.

Internacional
Soroptimist é uma organização internacional de voluntariado, integrada por mulheres que, presentes em 125 países, têm o compromisso de melhorar a vida de outras mulheres e meninas ao redor do mundo. A lembrança do trabalho das soroptimistas foi da vereadora Julieta Reis (DEM) e foi bastante elogiada pelos demais parlamentares.

Reflexão
A vereadora Professora Josete (PT) considera que o governo do  presidente Lula tem mais “acertos do que erros”. Porém, reconhece a necessidade de aprofundar debates sobre temas fundamentais. Citou agronegócio e comentou sobre implantação de programas nesta área.  Os investimentos em agrobusinness são interessantes, segundo ela, mas “o agronegócio precisa de uma releitura.”