Notas de plenário

por Assessoria Comunicação publicado 27/05/2009 19h50, última modificação 24/06/2021 08h20
Plenário
O plenário da Câmara de Curitiba ficou lotado na tarde desta quarta-feira (27) por funcionários do zoológico que participaram dos debates sobre o serviço prestado pela rede municipal de defesa e proteção animal. O responsável pelo projeto  do sistema de identificação animal, Rogério Oliveira, apresentou slides.

Visita
Em visita ao parlamento curitibano, os vereadores de Uberaba (MG) Jorge Ferreira (PMN) e Samuel Pereira (PR) foram recepcionados pela vereadora Mara Lima (PSDB).

Registro I
O recente falecimento da ex-primeira-dama do Estado e da capital Fani Lerner, vítima de câncer, foi motivo de registro por diversos vereadores. Algaci Tulio (PMDB), que foi vice-prefeito de Jaime Lerner, comentou sobre o importante trabalho realizado no segmento infanto-juvenil e sugeriu sessão solene em homenagem ao legado deixado por Fani, que criou diversos programas sociais.

Registro II
Compartilharam o comentário Julieta Reis (DEM), Omar Sabbag Filho (PSDB) e Jair Cézar (PSDB), anunciando a indicação do nome de Fani para uma das novas creches da capital. O primeiro vice-presidente, vereador Tito Zeglin (PDT), somou elogios ao trabalho da ex-primeira-dama.

Registro III
Ao final da sessão, o vereador Caíque Ferrante (PRP) leu um texto em homenagem a Fani Lerner. O parlamentar considera a ex-primeira-dama exemplo para a condução do futuro.

PDT
O pedetista Roberto Hinça (PDT) fez registro sobre a fundação do PDT. A legenda de Leonel Brizola surgiu em 1980, em 26 de maio.

Debate
O primeiro-secretário, Celso Torquato (PSDB), comentou sobre a realização de café da manhã entre bancadas partidárias e integrantes da Mesa Executiva para deliberarem sobre diversos assuntos. Entre eles, o processo legislativo da Casa.  

Site
O convidado da tribuna livre desta semana, Marcos Elias Traad da Silva, diretor do Zoológico, divulgou, durante debate, o site www.protecaoanimal.curitiba.pr.gov.br

Preocupação
Campanhas educativas sobre a proliferação de doenças contagiosas que podem ser transmitidas pelos pombos foi a solicitação do vereador Algaci Túlio (PMDB), indagando a respeito de ações para Marcos Traad.

Rede
A criação da rede municipal de defesa e proteção animal foi elogiada pelo vereador Tico Kuzma (PSB), entre comentários sobre o trabalho da equipe que administra o zoológico.

Rios
O vereador Juliano Borghetti (PP), que lamentou o descarte de animais em rios da cidade, pediu trabalho educativo para orientar a população sobre os malefícios e perigos.

Registro
A vereadora Julieta Reis (DEM) é autora de projeto de lei que obriga o registro geral de animais na prefeitura e fez considerações sobre o cuidado com o meio ambiente, respeito aos animais e à saúde da população. Indagou aos palestrantes sobre qual o órgão da PMC que poderá ser responsável pela fiscalização, caso seu projeto seja aprovado.

Dedicação
A dedicação do diretor do zoológico, Marcos Traad da Silva, foi ressaltada pelo líder do prefeito na Casa, Mario Celso Cunha (PSB), que também parabenizou toda a equipe. Destacou, ainda, a defesa que faz pela ampliação de aulas de educação ambiental.

Microchip
O custo de implantação do sistema de microchip foi indagado pela vereadora Professora Josete (PT), dirigindo-se ao palestrante. O custo é de R$ 9 cada. Todo o serviço, segundo Traad, tem o valor  entre R$ 350 e 450 mil.

Dados
Sempre bem informado,  Mario Celso Cunha destacou que o zoológico de Curitiba foi criado em 1982, no Parque São Francisco de Assis, cujo nome é alusivo ao padroeiro dos animais. Ressaltou uma curiosidade: há planilha nutricional para cada espécie de animal.