Notas de plenário

por Assessoria Comunicação publicado 20/05/2009 18h40, última modificação 24/06/2021 07h49
Temas
O plenário da Câmara de Curitiba abordou dois temas de interesse público nesta quarta-feira (20), que motivaram lotação de todas as dependências por profissionais de enfermagem e trabalhadores com amianto.

Seminário
Enquanto no auditório do Anexo II transcorria seminário sobre amianto,  trabalhadores na área fizeram manifestação no plenário e distribuíram boletim informativo da Comissão Nacional dos Trabalhadores do Amianto.

Boletim
Na publicação, trabalhadores do amianto crisotila defendem manutenção do emprego. Diversos vereadores  se manifestaram em relação à presença dos trabalhadores, fazendo suas ponderações a respeito.

Projeto
O líder do prefeito, Mario Celso Cunha (PSB), alertou os presentes de que não existe  nenhum projeto que implique em desemprego.

No País
Jair Cézar (PSDB) e Algaci Túlio (PMDB) fizeram comentários reconhecendo o direito de discussão da matéria, que é uma preocupação nacional. Os advogados Luiz Salvador, que representa a Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas, e Marthios Lobato, membro da comissão nacional dos direitos sociais da OAB, acompanharam alguns destes  trabalhadores.  Também estiveram em plenário Fernanda Giannasi, auditora fiscal do Ministério do Trabalho e fundadora da Associação Brasileira dos Expostos ao Amianto.

Acompanhamento
Vereador Jackson da Silva Silveira (PP), da cidade de Garopaba (SC) prestigiou os trabalhos da tarde, assim como o médico pediatra Irineu Antunes Filho, interessado no tema de enfermagem, que foi recentemente homenageado pelo Legislativo com o Prêmio Mérito de Saúde.

Trabalho
O secretário municipal do Trabalho e Emprego de Araucária, Nilton Campos, também presidente do Sintra Cimento de Curitiba e Região Metropolitana, registrou sua presença. Ainda participaram da sessão o presidente da Federação dos Trabalhadores das Indústrias de Goiás, Tocantins e DF, Luiz Lopes, e Adilson Santana, vice-presidente da Comissão Nacional dos Trabalhadores do Amianto. De Criciúma, o presidente do sindicato da construção civil, Itaci de  Sá. E, ainda, Reinaldim Barbosa Pereira, secretário da Federação das Indústrias do Mobiliário.

Enfermagem
A presidente da Associação Brasileira de Enfermagem, Maria Goretti Davi Lopes, que ocupou a tribuna livre esteve acompanhada por Cini Terezinha Glinski Dias, da associação da categoria no Paraná; Simone Peruzzo, secretária-geral da entidade nacional; Carmem Kalinovoski, da Universidade Federal do Paraná, e Carmem Moura, presidente da secção do Estado.  Heliana Mendes,  da Comissão da Saúde da Mulher, e Lenita Vaz, ambas da  Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba, igualmente  marcaram presença.

Agenda
Na publicação da Associação Brasileira de Enfermagem, distribuída aos vereadores,  defesa para 30 horas de jornada de trabalho e agenda política do conselho nacional para o ano, quando a categoria se mobiliza pela “repolitização” do Sistema Único de Saúde.