Notas de plenário

por Assessoria Comunicação publicado 13/05/2009 19h15, última modificação 24/06/2021 07h31
Personalidades
Diversas personalidades ligadas ao Movimento dos Focolares, cujos representantes estiveram na tribuna livre da Casa nesta quarta-feira (13), prestigiaram a comunicação do evento Cityforum, previsto para maio de 2010. Acompanhando Francesco Pizzorno e Paolo Crepaz, que vieram de Roma (Itália),  Ana Dolores Lira e Fernando Rossi, de Porto Alegre, integrantes da comissão internacional do evento.

Do Paraná
Do movimento paranaense, Maria Saavedra e Aurélio Oliveira Júnior; da comissão local, Armando,  Eliane e Roseli Tortelli, Célia Marchesini, Toshiko Hanazumi. De Colombo, Maçumi Tomooka; do bairro Boqueirão, Vera Lúcia Moraes. Também Geni Batista, Delair Freire, Elizabeth Osório, Jane Rech, Fernando Rossi, Paulo Cretaz e Areovaldo Figueiredo.

Paz
Considerando que o movimento preconiza  a promoção da paz através de diversas atividades, o pastor e vereador Valdemir soares (PRB) destacou estes valores sobre o poder religioso.

União
O líder do prefeito, Mario Celso Cunha (PSB), afirmou que o tema união dos povos é fundamental ao crescimento da  sociedade. “Em si mesmo, o ser humano é uma pequena sociedade à qual o movimento focolares está ajudando.”

Bancadas
Cada um dos líderes de bancada na Casa fez questão de dar seu  apoio à  divulgação do trabalho dos focolares, comemorando a intenção de Curitiba sediar um  fórum mundial desta importância.

Origem
Um dos vereadores de origem italiana, Algaci Túlio (PMDB) ressaltou a transmissão de solidariedade do Movimento dos Focolares, comentando a união das colônias sediadas em Santa Felicidade e  Água Verde. Com a mesma origem italiana,  Aldemir Manfron (PP)  somou-se às afirmações.

Libertação

A vereadora Renata Bueno (PPS) destacou a passagem, neste 13 de maio, dos 121 anos de libertação dos escravos brasileiros. Lembrou que este foi o primeiro ato de direitos humanos  no mundo, comparando-o aos promovidos pelos Focolares.

Póstuma

Homenagem póstuma foi feita pelo vereador e também jornalista Algaci Túlio (PMDB) pelo falecimento, aos 86 anos,  nesta quarta, do radialista e ex- deputado estadual Jorge Miguel Nassar. Reconhecido na cidade, criou a fundação a Voz do Povo, transformada em fundação ecumênica.