Notas de plenário

por Assessoria Comunicação publicado 04/05/2009 20h20, última modificação 24/06/2021 07h12
Cumprimentos
O início da sessão plenária desta segunda-feira (4) foi marcado por cumprimentos. Todos se solidarizaram, reconhecendo o valor do time campeão do Paranaense 2009.

Emprego
A 1ª Feira do Emprego, promovida pela Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego, a cargo do ex-vereador Jorge Bernardi (PDT), também foi lembrada. Os vereadores Juliano Borghetti (PP) e Roberto Hinça (PDT) salientaram o sucesso do evento, que registrou a presença de 35 mil pessoas somente no primeiro dia, sexta-feira (1º). No sábado, foram mais de 15 mil.

Artes
O Instituto Ciranda das Artes, cujo projeto cultural vem promovendo a inclusão social e cultural de crianças e jovens, foi indicado para receber declaração de utilidade pública, visando ampliar sua área de abrangência. A proposta, da vereadora Julieta Reis (DEM), foi aprovada por todos os parlamentares.

Habilidades
Conforme o documento aprovado, o instituto realiza oficinas de artes com  sete habilidades específicas para desenvolver criatividade e oportunizar a geração de talentos. A atuação do instituto abrange os bairros Boa Vista, Bairro Alto e Atuba.

Projetos
O dia-a-dia do vereador foi destacado por Paulo Frote (PSDB), que falou sobre o empenho e o esforço na elaboração de projetos de leis e a limitação do Legislativo em diversas questões. A polêmica dos projetos autorizativos foi lembrada como alternativa para ter a matéria sancionada.

Indicação
Outra alternativa sugerida pelo parlamentar é a utilização da indicação legislativa, assim como prega o regimento interno de outros legislativos municipais. Na Câmara de Curitiba, a indicação só é utilizada para premiações. Frote comentou a possibilidade da alteração do regimento interno da Casa. O vereador Algaci Túlio (PMDB) apoiou a iniciativa.

Telemarketing
A regulamentação do telemarketing em Curitiba, proposta pelo vereador Tico Kuzma (PSB), recebeu apoio do vereador Caíque Ferrante (PRP), a exemplo do que foi aprovado em São Paulo. O parlamentar considera abusiva a intervenção feita ao consumidor por telefone.

Registros
A vereadora Professora Josete (PT) ocupou o horário destinado às lideranças partidárias para falar sobre dois temas que pretende aprofundar nas próximas sessões. O primeiro diz respeito à maior participação da população nas definições da Lei Orgânica Municipal e, na sequência, sobre a alteração na lei de zoneamento da cidade.