Notas de plenário

por Assessoria Comunicação publicado 20/04/2009 20h05, última modificação 24/06/2021 06h40
Atividades
Seguindo a prefeitura de Curitiba, a Câmara Municipal abriu suas portas normalmente nesta segunda-feira (20), com reunião da Comissão de Legislação, Justiça e Redação e sessão plenária.

Benefícios
Em primeiro turno, créditos adicionais totalizando quase R$ 6,2 milhões foram aprovados por unanimidade entre os vereadores. Os recursos serão destinados para as áreas sociais e de meio ambiente. Entre os benefícios, está a construção do Parque do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil, ao longo do Rio Iguaçu.

Parceria
A vereadora Professora Josete (PT) destacou que parte dos recursos virá de transferências do Ministério do Turismo. O líder do governo na Casa, vereador Mario Celso (PSB),  lembrou, na sequência, que a soma se deu por meio de parceria entre a prefeitura e governo federal, através de financiamento pela Caixa Econômica.

Reconhecimento
O nome de Sebastião Anastácio dos Santos foi destacado pelo vereador Serginho do Posto (PSDB), na tribuna da Casa. O parlamentar sintetizou a história de Santos, ao justificar projeto de sua autoria que concede o título de cidadão honorário de Curitiba.

Debate
Em debate na Casa, os vereadores sinalizaram necessidade de renovação das práticas políticas no País. O início do tema foi dado pelo vereador Caíque Ferrante (PRP), destacando ser o único parlamentar eleito pelo partido no Brasil.

Continuidade
Comentaram o assunto os vereadores Omar Sabbag Filho (PSDB), Renata Bueno (PPS), Pedro Paulo (PT), Juliano Borghetti (PP), Julieta Reis (DEM), Noemia Rocha (PMDB), Roberto Hinça (PDT), Jonny Stica (PT), Mario Celso Cunha (PSB) e Jair Cézar (PSDB), que pretende dar continuidade ao tema na quarta-feira (22).

Copa
O vereador Pedro Paulo (PT), relator da Comissão da Copa, ocupou a tribuna da Casa para falar sobre as atividades e medidas tomas pelo grupo desde a instalação da comissão, em fevereiro. Também são membros da comissão os vereadores Juliano Borghetti (PP), Julião Sobota (PSC), Algaci Tulio (PMDB), Aladim Luciano (PV), Renata Bueno (PPS), Roberto Hinça (PDT) e Omar Sabbag Filho (PSDB).

Concorrência
Pedro Paulo frisou que, além de Curitiba, 17 cidades disputam uma das 12 subsedes, sendo que cinco estão praticamente garantidas. São elas, Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre, Minas Gerais e Brasília.

Decisão
Depois da prestação de contas, Pedro Paulo adiantou que a Fifa deve definir as 12 cidades que sediarão a Copa de 2014 no próximo dia 31 de maio. “Até o presente momento, esta Comissão Especial vem cumprindo regularmente e em tempo as atividades propostas quando da sua instalação, com resultados satisfatórios aos fins almejados em cada uma das ações”, avaliou.

Insegurança
O problema do caos na segurança pública no Paraná foi levantando pelo vereador Roberto Aciolli (PV), na tribuna da Casa. O parlamentar informou que neste final de semana foram registrados 18 assassinatos em Curitiba e região metropolitana, incluindo a morte de dois policiais militares. A falta de elucidação de casos em Curitiba foi registrada por Aciolli.