Notas de plenário

por Assessoria Comunicação publicado 17/06/2009 19h45, última modificação 24/06/2021 09h21

Aprovado
Foi aprovado em segundo turno, na sessão desta quarta-feira (17), projeto de lei do presidente da Casa, João Cláudio Derosso (PSDB), que assegura recursos especiais aos portadores de deficiência auditiva e de fala em telefones públicos. A votação foi por maioria simples.

Cadeirantes
Já o projeto de lei do vereador Roberto Hinça (PDT) que torna mais rigorosa a lei que determina espaços apropriados aos cadeirantes em cinemas, estádios, circos, teatros, casas de espetáculos, ginásios de esportes e similares retorna à votação de segundo turno em cinco sessões.

Visita
A ex-vereadora tucana Nely Almeida esteve no plenário e acompanhou os trabalhos da tarde.

Pedido
O vereador Julião Sobota (PSC) aproveitou a vinda à Casa de representantes do Instituto Municipal de Turismo para reivindicar a implantação da “rota do pinhão” como mais uma alternativa ao turismo. Também solicitou benfeitorias para pontos turísticos, incluindo o zoológico.

Artesanato
Falando em nome de feirantes do artesanato, Sobota indagou sobre critérios de escolha para ocupar espaços na Feira de Artesanato do Largo da Ordem e na Casa do Artesanato. O parlamentar transmitiu a queixa de que artigos industrializados estão invadindo a área dos trabalhos manuais.

Rodízio
O sistema de rodízio está sendo adotado, segundo representantes da Curitiba Turismo, para viabilizar a ocupação de bancas na Feira do Largo da Ordem, devido à escassez de vagas. Atualmente são 1.300 bancas. Uma alternativa, ainda segundo o instituto, é abrir oportunidades em feiras de bairros com a mesma característica.

24 Horas
A revitalização da Rua 24 Horas foi uma das solicitações do vereador Algaci Tulio (PMDB). Na época de sua implantação, o parlamentar era vice- prefeito da cidade. A presidente da Curitiba Turismo, Juliana Vosnika, explicou que os projetos já estão prontos, inclusive com adoção de uma central de recepção para turistas.

Oportunidade
Vosnika afirmou que a vinda da Copa 2014 será uma grande oportunidade para a cidade receber recursos federais para realização de obras de revitalização em diversos pontos turísticos.